Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Jaraguaense faz live neste sábado (12) com ator Marcos Breda em homenagem ao escritor Caio Fernando Abreu

Em 1987, ator Marcos Breda dividiu apartamento com autor em São Paulo | Foto Acervo Marcos Breda/Divulgação/JC

Por: Elissandro Sutil

11/09/2020 - 14:09 - Atualizada em: 11/09/2020 - 14:53

“Te espero aqui onde estou, abismo, no centro do furacão.” – Caio Fernando Abreu.

Ao lado da escritora Clarice Lispector, o escritor gaúcho Caio Fernando Abreu é um dos mais citados como autor de frases célebres, porém, sem ter dito ou escrito boa parte delas.

Apesar da confusão, o fato curioso não deixa de ser um sinal de quanto o trabalho – verdadeiro – de Caio Fernando Abreu é admirado e inspirador.

E no ano em que ele completaria 72 anos de vida, o jaraguaense Carlos Riegel fará uma live especial com um dos grandes amigos do escritor, o ator Marcos Breda.

A live acontece neste sábado (12), às 18h, dentro do projeto Aqueles Dois, um encontro semanal, às quartas-feiras, em que Riegel conversa ao vivo pelo Instagram com convidados sobre temas que vão de literatura ao entretenimento e informação.

O nome do projeto, Aqueles Dois, vem de um conto do escritor Caio Fernando Abreu, autor preferido de Riegel, a quem quis homenagear nesta segunda temporada do projeto.

Caio e Marcos na foto, trabalhando no texto O Homem e a Mancha, em 1995. Página do livro Para Sempre Teu Caio F. | Foto Carlos Riegel

“Caio é um de nossos maiores escritores, suas obras são atemporais e merecem ser sempre celebradas. Por isso, a segunda live desta temporada não será na quarta-feira, como de costume e, sim, no dia do aniversário do autor, neste sábado”, explica Riegel.

Para falar sobre o escritor e sua obra, o idealizador do projeto recebe o ator Marcos Breda.

Riegel acompanha o ator a algum tempo, pelo Instagram e, por ser um grande amigo de Caio, Carlos pensou em convidá-lo para compartilhar algumas memórias nesta data especial.

“E ele, com uma simpatia tremenda, topou”, conta Riegel.

O projeto

“O Projeto Aqueles Dois veio como um desejo de incentivar a leitura, o apoio à arte e o debate cultural. Mesmo antes da pandemia desejava criar um espaço de conversa, para receber leitores, autores e artistas. Todos os lados, quem escreve, quem produz, quem lê”, conta o idealizador do projeto, Carlos Riegel.

Riegel também atua no Clube do Livro de Jaraguá do Sul, que existe desde 2015, em parceria com a psicanalista e amiga Francine Murara.

Aproveitando o embalo da popularização das lives por causa da pandemia do coronavírus, Riegel viu que esse formato funcionaria bem para sua ideia.

Foto Reprodução/Instagram

A primeira temporada do projeto resultou em 11 encontros online, ao vivo, com diversos convidados. Entre eles, autores como Chico Felliti (Ricardo e Vania, A Casa), Aline Bei (O peso do pássaro morto, Josélia Aguiar (Jorge Amado, uma biografia).

Além de falar sobre literatura, o projeto também discute psicologia, diversidade nas empresas, personalidades que marcaram época, trazendo um painel diverso de entretenimento e informação.

“Sinto que é importante criarmos conexões neste momento, e a arte além de nos salvar, nos ajuda a enfrentar tudo que andamos passando neste 2020”, afirma Riegel.

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp

Telegram Jaraguá do Sul

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elissandro Sutil

Jornalista e redator no OCP