Jaraguaense de apenas 16 anos é aprovada em medicina na USP!

Por: Elissandro Sutil

15/02/2018 - 13:02 - Atualizada em: 15/02/2018 - 14:54

Lutar para alcançar um sonho é um desafio que requer crescimento constante. E tem uma jaraguaense que sabe bem desse assunto! Com apenas 16 anos, Julia Adriana Kasmirski, alcançou o maior sonho dela: estudar medicina na USP (Universidade de São Paulo).

Ela se dedicou tanto, que passou em segundo lugar na lista do Sisu (Sistema de Seleção Unificada), para estudar na universidade. E para isso, teve que ‘arrebentar’ no Enem. De 180 questões da prova, acertou 161 e tirou 960 – de 1 mil – na redação. A pontuação geral foi de 845,32!

O Sisu é um programa do Governo Federal que atende 87 universidades e, com essa pontuação, seria possível passar em 84 públicas de medicina. Inclusive ela teria pontuação suficiente para ficar em primeiro lugar em diversas outras instituições, como a UFSC, UFPR e UFRGS. Mais alguém aí ficou de cara? 😯 haha!

Olha aí, a Ju em segundo lugar na ampla concorrência!

Julia sempre foi uma ótima aluna e tirou boas notas na escola. Mas apesar de ser muito inteligente, ela não começou a estudar mais cedo. Quando era criança, ela e os pais foram morar em outro país, onde a escola decidiu pular um ano da sua formação, por isso se formou mais nova. O que não afetou em nada no desempenho como estudante, claro!

E no último ano de Ensino Médio, ela realmente pegou pesado nos estudos, tanto é que chegou a escrever aproximadamente de 60 redações, somente em 2017. Para saber se estava indo bem, ela contou com a ‘ajuda’ de um site com professores que corrigem os textos, e pagava em torno de R$ 5 por cada correção.

“Meu sonho sempre foi fazer medicina, só que tinha que ser na USP. Por isso foquei em passar em todos os processos que levassem à aprovação lá”, conta.

E ela garante que, se não passasse agora, ia estudar o quanto precisasse para conseguir no ano seguinte. “Quando saí da prova do Enem eu estava totalmente sem esperança, tanto é que pedi para o meu pai me levar para São Paulo e tentar ganhar bolsa num cursinho. E eu consegui, ganhei 95% de bolsa e cheguei até a fazer a matrícula.”

Fotos: Divulgação/arquivo pessoal

E nem precisou de cursinho, né? A intenção agora é se esforçar bastante na faculdade, afinal, ela sabe que é difícil e quer ser uma boa médica no futuro.

DICA DA JULIA: a chave é sempre persistir, mesmo nos momentos de cansaço, porque isso acaba sendo determinante no final. Tem que ter controle e saber a hora de fazer pausas, às vezes deixar um pouco o lazer de lado. Além disso, é importante dividir bem o tempo entre teoria e prática de exercícios. Ah, e praticar bastante redação! 😉

E pra ajudar quem está começando a estudar para o Enem deste ano, ou vestibulares, ela passou o site que usava para corrigir as redações que escreveu. Acessa lá, o Redação Online.

A ida da jaraguaense, para São Paulo, está marcada para o fim deste mês e as aulas começam já no dia 26 de fevereiro. E o que nos resta dizer é que ficamos muito orgulhosos de você, Julia! Mergulha fundo nesse sonho e arrasa, menina! 😀

—-

RECEBA NOSSO CONTEÚDO EM PRIMEIRA MÃO NO SEU WHATSAPP CLICANDO AQUI.

—-

Leia também: