A origem do nome dos bairros de Jaraguá do Sul: o comércio que ajudou a fundar o Rau

Foto Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Por: Natália Trentini

18/05/2024 - 07:05

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Quem passa rotineiramente pelo movimentado cruzamento entre as ruas Prefeito José Bauer, Waldemar Rau, Erwino Menegotti e Jorge Frederico Augusto Karsten, certamente já reparou na construção, que mesmo afetada pelo tempo, segue imponente. Mas o que pouca gente sabe é que foi a partir desse local que o bairro Rau teve origem.

Foto Reprodução Google Maps

Para contar essa história é preciso voltar mais de 80 anos no tempo, esquecer as ruas pavimentadas, o semáforo e os carros apressados. Viajamos para uma Jaraguá do Sul rural, com estradas de chão, carroças e bicicletas.

Nessa época, a região ainda chamada popularmente de Três Rios, contava com o mercado do casal Teresina e Waldemar Rau como um ponto de referência, uma grandiosa estrutura para 1940.

De acordo com informações do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul, no chamado secos e molhados a população encontrava tudo que precisava e o local ainda funcionava como açougue, farmácia e queijaria.

Foto Acervo do Arquivo Histórico de Jaraguá do Sul

Tamanha expressividade desse comércio levou essa localidade a receber o nome da família Rau, assim como uma das principais ruas do bairro foi nomeada Waldemar Rau. O mercado permaneceu ativo na região até 2020, mantido pelos descendentes do casal.

Foto Fábio Junckes/OCP News

Crescimento e urbanização

O Rau hoje é muito diferente da região rural, voltada à agricultura e pecuária, que aquele pequeno comércio ajudou a desenvolver. Localizado entre a BR-280 e o Rio Itapocu, um pequeno vale por natureza, tem suas ladeiras de onde se pode facilmente observar essa expansão.

Sendo o Censo do IBGE de 2010, está entre os bairros mais populosos de Jaraguá do Sul, com cerca de 5,2 mil habitantes na época – nesse meio tempo o município teve um aumento populacional de 27%, o que resultaria em torno de 6,7 mil moradores em uma projeção estimada.

Um dos motores desse crescimento certamente foi a edificação da então Ferj (Fundação Estadual Regional de Jaraguá do Sul) em 1976, hoje Católica de Santa Catarina, que ampliou a demanda por moradias, comércio e serviços.

Esse fato também transformou o Rau no que hoje conhecemos como Distrito de Inovação, conectando à universidade o campus do IFSC, a Faculdade Senac, e o Centro de Inovação Novale Hub – que fica na divisa com o bairro Três Rios do Sul.

Com o passar dos anos, o bairro recebeu o primeiro conjunto habitacional da Cohab do município, na década de 1980, e com isso chegaram também escolas, posto de saúde e outros empreendimentos.

Quem foi Waldemar Rau?

Nascido em 1911 em Brusque, Waldemar Rau veio para Jaraguá do Sul aos 15 anos para trabalhar no comércio do tio e padrinho Reinoldo Rau. Segundo o Arquivo Histórico, ele foi aprendiz durante um período e na década de 1930 assumiu a filial do comércio do tio na localidade Retorcida, onde hoje é o bairro Nereu Ramos.

Depois ao lado da esposa Teresia, foi um comerciante reconhecido pela dedicação em atender a comunidade dia e noite e aos domingos e também era uma referência para a comunidade. “Atuava como uma espécie de Juiz Arbitral, aconselhando e deferindo questões de pessoas/agricultores que residiam nas imediações”, destaca a pesquisa do Arquivo Histórico.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Natália Trentini

Jornalista em busca de histórias e fatos de impacto positivo para a comunidade.