O município ficou no ponto mais alto do indicador criado pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam), com índice 0,790, e receberá no próximo dia 15 o 2º Prêmio Município Sustentável. Quatro índices formaram o cálculo: Sociocultural, Econômico, Ambiental e Político-institucional.

Para chegar ao número final, são consideradas informações presentes em bases de dados dos órgãos públicos. No setor de saúde, por exemplo, é avaliada a cobertura na atenção básica, taxa de mortalidade e quantidade de recursos. Além do destaque geral, Jaraguá do Sul detém o maior indicador Sociocultural com nota 0,841 e foi o município que mais avançou em relação ao último estudo, feito em 2014, quando registrou índice de 0,755.

De acordo com o coordenador de Desenvolvimento Regional da Fecam, Emerson Souto, a premiação tem como objetivo estimular o uso do IDMS como instrumento de apoio à gestão pública no processo de desenvolvimento dos municípios.

“Nossa ideia com o prêmio não é comparar os municípios, mas sim disseminar a importância do IDMS para subsidiar o planejamento e a avaliação das políticas públicas desenvolvidas nos municípios catarinenses, tanto pelo poder público, como pela sociedade”, destaca. A pesquisa analisou os 295 municípios.