Jaraguá do Sul recebe torneio de arco e flecha neste sábado na Schützenfest

Por: Elissandro Sutil

10/11/2016 - 13:11 - Atualizada em: 11/11/2016 - 09:37

Não vão ser só os tiros das carabinas que vão acertar o alvo na Festa dos Atiradores, em Jaraguá do Sul. Neste sábado (12) vai acontecer a segunda edição do torneio de Arco e Flecha Tradicional e Tiro Instintivo na 28ª Schutzenfest.

A competição está prevista para começar as 15h, e é voltada para arqueiros amadores da região e de todo o Estado, e as inscrições para participar podem ser feitas no dia, junto ao estande da competição. O único requisito é ter mais de 14 anos e levar o próprio material.

fotos-competidores-5

Foto: divulgação/Archers of Catarina

De acordo com o praticante e organizador do evento Kamran Parham Fard, a ideia geral do evento é divulgar o esporte utilizando a temática da festa do atirador, e também congregar os arqueiros da região para uma disputa amistosa visando, principalmente, a criação de amizades e a troca de experiências.

O Esporte

O tiro com arco e flecha é uma modalidade praticada desde a época medieval, onde comunidades se encontravam e utilizavam suas ferramentas de caça e defesa pessoal (no caso o arco) para o aprimoramento de suas habilidades e também para decidir quem seria o campeão dentre todos seus praticantes.  De acordo com o arqueiro Kamran, o tiro com arco e flecha sempre foi algo democrático, sendo praticado por qualquer pessoa e de todas as idades, sem distinção de credo ou de posição social.

Esta modalidade de tiro (Tradicional e Instintivo), difere das tecnologias e técnicas dos tempos modernos, pois não utiliza qualquer tipo de mira, estabilizadores ou acessórios que automatizem o processo de acertar o alvo. O disparo é puramente realizado pelo arqueiro, que conta basicamente com o arco (geralmente feito com madeira ou materiais equivalentes) e suas flechas.

392328

Foto: divulgação

A onda de praticantes aderindo a este estilo de esporte vem crescendo muito nos últimos anos, e parte disso se deve à divulgação em livros e filmes como O Senhor dos Anéis, O Hobbit, Brave e Jogos Vorazes. Na América do Norte, Europa, Ásia e Oriente Médio o esporte já é bem difundido sendo inclusive uma pratica comum em festivais renascentistas. Aqui no Brasil podemos acompanhar um crescimento interessante nos últimos anos sendo impulsionado pelo apelo da mídia e influência internacional.

Quem quiser começar no esporte, basta mostrar interesse entrando em contato com o pessoal do grupo no Facebook Archers of Catarina, que lá os arqueiros mais experientes vão dar dicas de quais materiais comprar, onde e também dos lugares para praticar.

Sobre os Archers of Catarina

É um clube composto por arqueiros da região de Jaraguá do Sul. Ao todo são 20 membros de todas idades e estamos abertos a recepção de novos membros. Eles contam com o apoio do grupo Hema (Historian Easter Martial Arts) do centro de história da UFSC nesta edição do torneio e a expectativa é de expansão e crescimento.

Foto de capa: divulgação/Archers of Catarina