Jaraguá do Sul recebe oficina gratuita de consciência corporal

Por: OCP News Jaraguá do Sul

15/09/2016 - 07:09

O Núcleo de Pesquisa do IMPAR (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento) promoverá uma oficina gratuita de consciência corporal em Jaraguá do Sul nos dias 23 e 24 de setembro, com a bailarina, professora de dança e terapeuta corporal Cláudia Maiole

Com mais de 30 anos de experiência na área artística, Cláudia Maiole, que é Coordenadora do Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal, realizará a oficina de consciência corporal “Ouvindo o corpo dançante”, na Sala de Dança do SESC – Jaraguá do Sul. São 12 horas de duração e 20 vagas cada.

oficina-consciencia-corporal

Esta é a quinta etapa de um projeto iniciado em maio de 2015, quando Cláudia participou de um programa de residência artística “Manifestação da Linguagem Corporal na Dança”, contemplado pelo Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultural – SIMDEC, da Fundação Cultural de Joinville, que possibilitou que a pesquisadora fizesse uma imersão no método Éveil du Corps, da brasileira Maristela Lemos, que reside e trabalha em Paris (França) há mais de 20 anos. Depois de 25 dias de imersão em Paris, Cláudia voltou ao Brasil com o desafio de reestruturar seu próprio método, resultado também de sua pesquisa pessoal em dança associada à visão oriental do trabalho de consciência corporal.

No primeiro semestre desse ano Cláudia iniciou a terceira fase do projeto com a publicação do livreto “O corpo que flui… e dança”, uma narrativa de toda essa trajetória, que foi lançada pelo Instituto IMPAR, nos formatos impresso e digital. “A percepção que me marcou neste processo foi a sensação de flutuar… mas flutuar com pés e corpo conectados ao chão, firmes e apoiados, numa perfeita ligação entre verticalidade, tonicidade e leveza”, explica Cláudia.

oficina

A publicação foi também utilizada como material de suporte para a realização da quarta fase do projeto, a realização de 10 oficinas em diferentes instituições, grupos e escolas de dança Joinville. Segundo Cláudia, o trabalho corporal proposto pelo método Éveil du Corps, é de afinar, acordar, despertar o corpo, ajudando assim o indivíduo a reencontrar sua expressividade gestual, colocando em evidência suas sensações, emoções e sentimentos. Este trabalho corporal permite a cada pessoa, criança ou adulto, a possibilidade de retrabalhar seu ser por inteiro, conquistando assim o tão almejado e desejado corpo equilibrado, que se movimenta com harmonia.

Objetivos do método Éveil du Corps:

  • Tonificar a musculatura profunda do corpo – função tônica;
  • Retrabalhar as quatro coordenações instintivas do método de Yvonne Berge;
  • Explorar os espaços internos e externos do corpo para melhorar e dominar a execução dos movimentos técnicos de dança ou da vida cotidiana;
  • Adquirir maior e melhor mobilidade, alongamento e tonicidade;
  • Redescobrir os movimentos naturais, instintivos e espontâneos próprios a cada indivíduo, para obter um corpo mais descontraído, sereno e disponível.

Sobre Claudia Maiole

Cláudia Maiole é bailarina, pesquisadora do movimento e terapeuta oriental. Atua profissionalmente há 33 anos na área artística; é maitre de ballet com vasta experiência em dança clássica, moderna, contemporânea, jazz e dança teatro. Formada em Biologia, com especialização em Medicina Tradicional Chinesa, atua há 20 anos como terapeuta. Coordena o Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal do Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento – IMPAR e o comTATO Espaço Terapêutico. Trabalha com grupos e atendimentos individuais; e também ministra oficinas sobre prevenção de doenças e consciência corporal para bailarinos e profissionais de dança.

Inscrições e informações complementares em Jaraguá do Sul com Lisa Jaworski – email: lisajaworski2@hotmail.com/ WhatsApp: 47 8861-8195.

Fotos: Chico Maurente