Jaraguá do Sul e outras mais de 500 cidades brasileiras passam a ter ligações interurbanas mais baratas

Por: Elissandro Sutil

31/10/2016 - 14:10

As ligações entre 587 municípios vizinhos deixaram de ser consideradas interurbanos e começaram a ter o custo de ligação local desde domingo (30). Jaraguá do Sul está na lista, assim como as vizinhas Corupá, Guaramirim, Massaranduba e Schroeder.

Segundo a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), essa mudança deverá proporcionar uma redução de cerca de 60% no custo da ligação. A mudança vale para 281 municípios do Sul do Brasil; 199, na região Nordeste; 69, no Sudeste; e 38, na região Norte.

A alteração faz parte do novo regulamento sobre áreas locais aprovado pela Anatel e publicado pela agência reguladora em maio deste ano.

De acordo com a Anatel, a economia real com a alteração depende do plano contratado pelo cliente da empresa de telefonia, mas no plano básico o custo médio do minuto passará de R$ 0,20 para R$ 0,08.

Dados da Anatel de junho deste ano apontam que 25,30% dos assinantes da Oi; 9,64% da Telefônica; 8,60%  da CTBC Telecom, e 7,87% da Sercomtel utilizam os planos básicos de serviço. Confira aqui a lista completa das cidades beneficiadas.

Cidades beneficiadas com a medida na área local de Joinville:

Araquari
Balneário Barra do Sul
Barra Velha
Bela Vista do Toldo
Campo Alegre
Corupá
Garuva
Guaramirim
Irineópolis
Itaiópolis
Itapoá
Jaraguá do Sul
Joinville
Mafra
Massaranduba
Monte Castelo
Papanduva
Rio Negrinho
São Bento do Sul
São Francisco do Sul
São João do Itaperiú
Schroeder
Três Barras

Fonte: G1