Apresentações, exposições e mais: confira a programação da Semana da Consciência Negra em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

16/11/2016 - 15:11

Novembro é um mês de festa para Jaraguá do Sul. Enquanto a Schützenfest celebra a cultura alemã e faz a alegria de quem gosta de música boa e cerveja gelada, o Dia da Consciência Negra, realizado no dia 20, comemora a diversidade racial e incentiva a luta contra o racismo.

Em Jaraguá, a data ganhou uma semana especial repleta de exposições, atividades culturais e homenagens que prestam tributo para as etnias negras da região e também promovem a consciência da igualdade racial.

Na manhã de hoje, 16, autoridades municipais e representantes do Conselho Municipal de Promoção da Igualdade Racial, do Movimento de Consciência Negra do Vale do Itapocu (Moconevi) e da Federação da União dos Cultos Afrobrasileiros (Fuca), deram início às atividades dessa semana de comemorações.

img_9594

Crianças e jovens jaraguaenses participaram do evento de abertura da Semana da Consciência Negra

O evento aconteceu no pátio em frente a Caixa Econômica Federal e contou com a participação de crianças e jovens que apresentaram danças e poesias contra o racismo e a favor da tolerância e diversidade etnorracial.

Confira o que mais vai rolar por aqui em comemoração ao Dia da Consciência Negra:

Sessão de homenagem na Câmara de Vereadores

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul realiza nesta quinta-feira (17), uma sessão em homenagem ao Dia da Consciência Negra. O evento, que inicia às 19h, vai homenagear nove pessoas por suas contribuições na preservação da cultura negra. Durante a sessão, o coral da Moconevi e do grupo Afoxé Omilodê farão apresentações.

Câmara de Vereadores realiza homenagem no dia 17

Câmara de Vereadores realiza homenagem no dia 17

Além da homenagem, a Câmara também é palco de uma exposição de trabalhos artísticos baseados em tradições africanas feitos por estudantes, da 6° a 9° série, da rede pública de ensino.

Exposição no Museu Emílio da Silva

A 4ª Mostra da Semana da Consciência Negra acontece até 30 de novembro na sala temática Amadeus Mahfud do Museu Histórico Emílio da Silva.

Exposição Museu

O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8 às 12h30 e, aos sábados, das 9 às 12 horas

Os trabalhos expostos têm o objetivo de mostrar a importância e contribuição da África na trajetória histórica da humanidade e da sociedade brasileira.

Atividades nas escolas municipais

Os estudantes das escolas municipais de Jaraguá do Sul também estão empenhados nas comemorações do Dia da Consciência Negra. A produção de trabalho, teatros e danças vai preencher as salas de aula com lições de tolerância e respeito ao próximo.

Anote na sua agenda e participe das comemorações!