Jane Duboc canta Elza Soares, passeia pelo samba e divide palco com alunos do Femusc

Foto: Divulgação/Femusc

Por: Elissandro Sutil

24/01/2022 - 09:01 - Atualizada em: 24/01/2022 - 09:26

Uma das maiores cantoras da música brasileira, Jane Duboc se apresentou neste sábado, 22 de janeiro, na 17 ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) com uma homenagem especial à Elza Soares. No repertório, “Se Acaso Você Chegasse” e “O Morro não tem Vez”, que foram tocadas em meio a projeções de imagens da cantora que morreu na última quinta-feira (20).

Foto: Divulgação/Femusc

O show também destacou o samba brasileiro com músicas como Doralice, de João Gilberto, e Samba da Minha Terra, de Dorival Caymmi, além de composições de Dona Ivone Lara, Tom Jobim e outros compositores brasileiros. O espetáculo foi transmitido ao vivo e está disponível Canal do YouTube do Femusc: https://www.youtube.com/user/institutofemusc

Foto: Divulgação/Femusc

A apresentação contou ainda com uma performance dos alunos do curso de Música Popular Brasileira que surpreenderam o público ao assumir os instrumentos e os microfones diversas vezes entre as canções .

O show teve também a participação de grandes músicos brasileiros que estão atuando ao lado de Jane Duboc como professores de MPB do Femusc. Entre eles estão o baixista Marinho Andreotti, o baterista Edu Ribeiro, o guitarrista Dino Barioni, o instrumentista Chico Macedo e o pianista e arranjador Marcelo Ghelfi.

Concertos de Música Clássica

O Pequeno Teatro do Scar recebeu neste sábado também os alunos do Femusc com canções de Heitor Villa-Lobos e Francisco Mignone, que foram destaque na Semana de Arte Moderna de 1922, marco da cultura nacional e um dos temas que o festival homenageia na edição deste ano.

O espetáculo começou com apresentação da estudante de canto lírico Ana Clara, interpretando a “Canção de Amor”, de Villa-Lobos. Na sequência, Fernanda Pimenta, também aluna de canto, interpretou Francisco Mignone com a música “Dona Janaína”.

“Melodia Sentimental”, de autoria de Villa-Lobos, encerrou a apresentação da noite.
No auditório de Recitais de Câmara, a composição Thus sait the lord, de George Friedrich Handel, contou com a participação do barítono chileno Luis Ramirez acompanhado por dois violinos barroco, viola, violoncelo e cravo.

Na sequência, foi apresentada a Sonata 4 de Johann Friedrich Fasch, com Gabriel Alves Candido da Silva, no Traverso, Romes Jorge da Silva Junior, no oboé barroco, Renato do Carmo Gomes, no violino barroco e Lucas Ropelato Voltolini com violoncelo barroco.

Lara Chaves Cavalcanti Lacerda, mezzo soprano, e o professor-assistente Arthur Marden no cravo executaram a obra de Christoph Willibald Gluck, “Ahime! Dovi Trascorsi…Che faró senza Eurídice.
As apresentações de MPB e a série Recitais de Câmara acontecem diariamente às 18h30 e 19h respectivamente. Os ingressos devem ser retirados com 48 horas de antecedência.

Sobre o Festival

Considerado um dos mais importantes do gênero, o Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) 2022 foi criado em 2006 por iniciativa do maestro brasileiro Alex Klein. Sua proposta foi tornar realidade um sonho pessoal: democratizar, popularizar e internacionalizar o aprendizado de música erudita no Brasil, através de um festival pedagógico/profissional.

A 17 ª edição do Festival de Música de Santa Catarina (Femusc) ocorre de 16 a 29 de janeiro de 2022. Durante os 14 dias, serão realizadas mais de 50 apresentações abertas ao público, incluindo concertos de alto nível artístico internacional. Este ano o Festival faz uma homenagem ao bicentenário da Independência do Brasil e a Semana da Arte Moderna de 22.

Serviço:

17ª edição doFestival de Música de Santa Catarina Femusc
De 16 a 29 de janeiro de 2022
Local : Auditório do Centro Cultural SCAR
Transmissão ao vivo: https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Informações: festival@femusc.com.br

Acesse e curta o Femusc o ano inteiro:

Facebook: https://www.facebook.com/groups/femusc
Instagram: https://www.instagram.com/femusc/
YouTube :https://www.youtube.com/user/institutofemusc
Flickr :https://www.flickr.com/photos/femusc
Site: https://www.femusc.com.br/