O cantor, ator e comediante Jack Black cancelou nesta terça-feira (16) a turnê de sua banda Tenacious D, em meio à repercussão de uma fala controversa do guitarrista Kyle Gass durante um show na Austrália.
O show ocorreu neste domingo, 14, aniversário de Gass. A fala ocorreu depois que bolo foi levado ao palco para comemorar a data; quando Black perguntou qual era o desejo aniversariante, Gass declarou “Não errem o Trump na próxima vez”, em referência ao atentado ocorrido no dia anterior.
O incidente foi registrado em vídeo pelos fãs e repercutiu nas redes sociais. Na terça-feira (16), Black publicou um texto em seu Instagram, anunciando o cancelamento da turnê e adiamento de “futuros planos” da banda.
Segundo Black, ele foi “pego de surpresa” com o que foi dito por seu colega.
“Quero deixar claro que nunca apoiaria discursos de ódio, e não encorajo violência política de nenhuma forma. Após muito refletir, decidi que não seria apropriado continuar com a turnê do Tenacious D, e todos os futuros planos criativos com a banda serão colocados em espera. Me sinto grato aos fãs por seu apoio e compreensão”, diz a postagem.
Gass também se desculpou por seu comentário. De acordo com ele, a “piada improvisada” foi “altamente inapropriada, perigosa e equivocada”.
“O que aconteceu [com Trump] foi uma tragédia, e sinto muito pelo meu lapso terrível de julgamento. Eu peço desculpas àqueles que decepcionei, e me arrependo de toda a dor que causei”.