Pouco mais de um mês para chegar de fato e o Natal já coloca as asinhas de fora. E não falo das luzes e demais apetrechos decorativos, mas as canções da época que enternecem até o mais duro dos corações. Mas nem só de "Jingle Bells" vive a programação de Natal da Sociedade Harmonia-Lyra, que começa nesta semana sua série de apresentações, que favorecem também a música erudita e até as trilhas de filmes. Outro destaque da agenda é o retorno à Joinville do celebrado espetáculol "Renato Russo - o Musical", o show acústico do cantor Armandinho e a mostra de dança-teatro que acontece na Escola Bolshoi. Bom proveito!

1 - Mostra de artes no IFSC
A semana é de artes no campus Joinville do Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC). A mostra conta com a estreia do novo espetáculo do grupo de teatro da instituição e outros nove produzidos por estudantes ao longo do semestre. A programação, gratuita e aberta à comunidade, terá ainda uma mostra de artes visuais envolvendo fotografia, desenho e ilustrações e uma mostra de vídeos. Encerrando, no sábado (24) acontece a oficina de grafite com os artistas Thaiz Zafalon, Paulo Agostini e Guilherme Luã Pereira. A programação completa está AQUI.
Quando: de segunda (19) a sábado (24), no campus da IFSC (rua Pavão, 1.377, Costa e Silva).

 

2 - Natal da Harmonia-Lyra
Começa nesta semana a programação da quinta edição do Natal da Harmonia. Até 10 de dezembro, acontecerão apresentações musicais na calçada e na sacada da Sociedade Harmonia-Lyra, além de espetáculos de dança, feira de artesanato e exposição de arte. A noite de abertura, na terça-feira (20), terá o Concerto de Natal com a Orquestra Acadêmica Villa-Lobos e o Coro Infanto-Juvenil Villa-Lobos, às 20h.
A Noite de Gala, quarta (21), às 20h, conta com a Orquestra Prelúdio e a Vox Camerata, além da abertura da exposição de cerâmica “Anjos de Natal”, do Atelier Marcos Avancini. Na quinta (22), a Orquestra de Câmara de Blumenau (foto no alto) apresenta, às 20h30, um concerto com sucessos de trilhas sonoras.
Quando: terça (20), às 20h, na Sociedade Harmonia-Lyra.

3 - Cineclube Premium
O filme da semana é o clássico "O Clube da Luta", de 1999, dirigido por David Fincher. Na trama Edward Norton é um sujeito deprimido que sofre de insônia que conhece o estranho vendedor Tyler Durden )Brad Pitt). Quando seu apartamento é destruído, ele vai morar em uma casa suja e forma com Durden um clube com regras rígidas, no qual homens lutam. A parceria é comprometida quando uma mulher atrai a atenção de Tyler.
Quando: quarta (21), às 20h, na 33 Arthouse (rua Bento Gonçalves, 33).

https://www.youtube.com/watch?v=acxGxPlxfZY

 4 - Cachorro do Mato
Para celebrar um ano de vida, o projeto folk rock do músico Jeancarlo Reek faz show especial nesta semana. Composições já conhecidas do EP e dos palcos e novidades serão interpretadas no palco do teatro. Como não poderia deixar de ser, a noite reserva vários convidados, entre eles, Marcelo Rizzatti (Os Depira), Natana Alvarenga (Napkin), Hesséx (Sylverdale) e Carolina Luz.
Quando: quarta (21), às 21h, no Teatro CNEC.

 

5 - Armandinho
O cantor e compositor ocupa o palco do Bovary para uma apresentação acústica de seus maiores sucessos e canções menos conhecidas. “Balanço da Rede”, “Lembrar de Mim”, “Ursinho de Dormir”, “Folha de Bananeira”, “Sentimento”, entre outras, devem aparecer no set list.
Quando: quarta (21), às 22h, no Bovary Snooker Pub.

6 - Mostra de dança-teatro
Contemplada com o Edital de Apoio à Cultura 2016 do Simdec, a mostra é composta de quatro espetáculos com dramaturgias híbridas. São eles “Do que nós somos feitos”, “O que se espera”, “Pina” e “Se essa rua fosse minha”, todos dirigidos por Sabrina Lermen e com a participação de bailarinos, atores, atrizes, músicos e professores de Joinville. são espetáculos que integram o repertório da Amora Arte e propõem compartilhar com o público pesquisas contemporâneas que atravessam processos criativos de construções cênicas metafóricas, sensíveis e transformadoras.
Quando: quinta (22), às 19h, na Escola do Teatro Bolshoi.

7 - Cerâmica
Nesta semana, a artista Tenessee Liz inaugura nova exposição, “Meu Mosaico e eu”. Em seu trabalho, a mosaicista transforma pequenos fragmentos de cerâmica, vidro e outros materiais em obras de arte. Segundo ela, a mostra – que fica em cartaz até 22 de janeiro - não tem foco somente no belo, mas também na técnica que emprega para alcançar os resultados estéticos.
Quando: quinta (22), às 19h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).


8 - Sérgio Adriano H

O projeto “Ruptura do Invisível”, do artista visual Sérgio Adriano H., consiste na exposição/ação de 12 fotografias das séries “Preto de Alma Branca” e “Branco de Alma Preta”, retrabalhadas em um processo de embranquecimento, provocado pelo uso da água sanitária e sabão em pó. Os autorretratos evocam a dimensão de uma verdade histórica negada pela sociedade brasileira - a escravidão. Na abertura da exposição, haverá uma roda de conversa entre o artista e os convidados Jadir Fagundes Machado e Ana Paula Nunes Chaves.
Quando: quinta (22), às 19h30, no Sesc.

9 - Renato Russo – o musical
Há 12 anos em cartaz, o espetáculo biográfico retorna à Joinville uma década após sua primeira apresentação na cidade. O ator Bruce Gomlevksy segue interpretando a vida de Renato Russo, desde a infância difícil até o auge como líder da Legião Urbana, sem esquecer de assuntos delicados como drogas, o quebra-quebra em Brasília e a Aids. Em meio aos relatos, interpreta 22 músicas ao vivo, acompanhado da banda Arte Profana.
Quando: sexta (23), às 21h, no Teatro da Liga.

10 - Mostra Guarda Filmes
A Guarda Filmes, dos irmãos Fábio e Fabrício Porto, faz nova rodada de exibições de suas produções audiovisuais, todas rodadas em Joinville e com equipe local. Na quinta, o cartaz é o longa-metragem “Mal Amados”, e na sexta, três documentários inspirados em  teatro playback e seis curtas de ficção. A dupla recebe convidados para um bate-papo com a plateia após cada sessão.
Quando: quinta(22), às 21h, e sexta (23), às 20h, no Sesc.

11 - "No Espaço da Memória"
Esta é a nova exposição que ocupa os salões do MAJ. Até 30 de março, a curitibana Guita Soifer exibe um trabalho eclético, composto por gravuras, esculturas, livros, instalações e objetos. A mostra representa um recorte simbólico da produção da artista e sua relação com as cores, que vão desde o monocromático preto e branco ao destaque do colorido.
Quando: sábado (24), às 10h, no Museu de Arte de Joinville (MAJ).

 

12 - Leia Mulheres
Sinopse: Para a edição de novembro, o clube de leitura Leia Mulheres em Joinville traz para debate o livroA Mulher de Pés Descalços, de Scholastique Mukasonga. A mediação fica por conta da jornalista Marcela Güther.
Quando: sábado (24), às 15h, no Sesc.

13 - Banda Come Back
A banda joinvilense comemora dois anos de atividades com um evento especial no Mercado Público. Além de apresentar a nova formação, o grupo receberá convidados, sorteará brindes e lançará uma cerveja comemorativa com seu nome.
Quando: sábado (24), às 15h30, no Mercado Municipal.

14 - “Tudo Urge no Meu Estar Tranquilo"
A performance poética de Luiz Felipe Leprevost traz o frescor da produção contemporânea brasileira e mescla palavra, poesia e música. Leprevost pegou emprestado o nome do seu mais recente livro de poemas e incorporando alguns deles à cena, fazendo-os assim se levantar das páginas do livro. No trabalho solo e intimista, resultado (que se mantém aberto, em processo) de pesquisa continuada como performer, em formato minimalista, ele presencia uma manifestação autoral em que aparecem o violão, o canto e a poesia.
Quando: sábado (24), às 20h, no Sesc.

15 - RespirArte
A segunda edição da feira e exposição de artistas independentes locais terá música e outras atrações. Entre as marcas já confirmadas estão Laa Rara, Kaissara, Terra das Suculentas, Santo Daimme, Gira-sol, Emília Costura & Arte, Para.fina, Mandala Astral, Ateliê Menina Gaia e L3 Produtos. O som durante a tarde ficará por conta de Vitor Bussarelo e Nicoli França, D'Clivu$, Made in Gueto, Emy, Babiton Sound System e DJ LP. O evento terá ainda exposição de artes de Mariú, Carol Ruiz, Cinthia Fernandes e A3 Artes, pinturas feitas na hora com Thaiz Zafalon e Isabela Rodriguez, malabares com Teco Malabares, espaço do livro, chillout e apresentações de dança. A entrada custa R$ 5 mais um quilo de alimento não perecível.
Quando: domingo (25), a partir das 13h, na Casa 97 (rua Arco-íris, 97).

 

16 - Ana Paula da Silva
A cantora e compositora apresenta, ao lado do pianista Davi Sartori - seu parceiro musical há quase dez anos -, o show "Mundo de Dentro". Nele, a dupla alia música e poesia ao adentrar o rico repertório de Dorival Caymmi, Milton Nascimento, Fátima Guedes e Chico Buarque, casando-os com versos de Manoel de Barros, Gioconda Belli, Pablo Neruda, Jean de Jesus Paes Loureiro e da própria Ana Paula.
Quando: domingo (25), às 17h, no Shopping Mueller.

17 - Fotografia
“Lifestyle – porque a vida merece ser fotografada” é o título da exposição que reúne 80 imagens das fotógrafas Deise Lennert e Pamela Kieper. Elas são especialistas em ensaios que têm como proposta trocar as poses por sorrisos espontâneos, privilegiar o momento e permitir que as pessoas fotografadas sejam elas mesmas em um lugar com memória afetiva.
Quando: até 30 de novembro, no Espaço Garten (Garten Shopping).