Se tem um jaraguaense que a gente pode chamar de determinado, este é o Alexandre Innocenti Ortiz. Há seis anos, crises de depressão e luta contra a balança mostraram que ele precisava mudar de vida. Hoje, com mais de 15kg perdidos e um estilo de vida completamente diferente, ele está na reta final de preparação para disputar o primeiro Ironman internacional.
Ao lado do amigo Charles Dellanoce, o jaraguaense, integrante da equipe LifeWell, representa o município no Ironman de Cozumel, no México, uma prova de triathlon de longa distância, que será realizada no próximo domingo (27).
10986505_10200588557594177_4861342928995360042_n
Foto: arquivo pessoal
Desde o mês de fevereiro se preparando especialmente para esta prova, Ortiz tem o objetivo de completar o percurso em 11h30min. Há três anos acompanhado pelo técnico Lucas Fliegner Gonçalves, o triatleta intensificou os treinamentos nos últimos dois meses e encarou atividades diárias em dois turnos. Esforço, que segundo ele, é recompensador depois de todos os obstáculos superados na vida.
“Descobri no Ironman um objetivo de vida, que é me deixar sempre em movimento. Isso me deixa feliz para trabalhar e cuidar dos meus filhos. O esporte e o Iron só me trouxeram amigos. Se me perguntarem o significado de Ironman, eu digo que é vida”, finalizou.
Alexandre Ortiz, da equipe LifeWell, já participou das edições do Ironman de Fortaleza e Florianópolis (Foto: Lucas Pavin)
Alexandre Ortiz já participou das edições do Ironman de Fortaleza e Florianópolis (Foto: Lucas Pavin)
Idealizada no ano de 1974, nos Estados Unidos, a competição é composta por 3,8 km de natação no mar, 180,2 km de ciclismo e 42,2 km de corrida, com um tempo limite de 17 horas. Após participar das edições do Ironman em Fortaleza (2014) e Florianópolis (2015), Ortiz admite certa ansiedade em competir fora do país.
“Em qualquer esporte, sair para uma prova internacional é muito bacana. E para nós do triathlon, que poucos conhecem, é mais importante ainda pelo fato da divulgação do esporte. Jaraguá do Sul é uma cidade que tem alguns triatletas e fico feliz em poder participar de mais um evento tão grandioso como este. Estou muito ansioso e não vejo a hora de chegar o grande dia”, disse.
Fonte: Avante!/OCP Online