Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Irmãs separadas em campo de concentração se reencontram décadas depois

Screenshot

Por: Isabelle Stringari Ribeiro

13/12/2024 - 11:12 - Atualizada em: 13/12/2024 - 11:30

A história de Helena e Barbara Perendyk é um exemplo de resiliência e superação. Separadas e enviadas a campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial, as irmãs polonesas enfrentaram anos de sofrimento sob o regime nazista. Agora, décadas depois, elas se reencontraram em um emocionante momento proporcionado por uma organização que realiza sonhos de idosos.

Nascidas na Polônia, Helena e Barbara tiveram a infância marcada por tragédias. Após perderem a mãe muito cedo, as irmãs enfrentaram o frio, a fome e a ocupação nazista. Em 1939, quando a Alemanha invadiu a Polônia, suas vidas mudaram drasticamente.

A separação começou quando Helena foi levada por soldados alemães. Anos depois, foi a vez de Barbara ser capturada. Antes disso, as meninas haviam sido enviadas pelo pai a um convento em Varsóvia, na tentativa de protegê-las.

Por três anos, cada uma delas enfrentou condições desumanas. Barbara relembra os dias de fome constante, enquanto Helena fala sobre os alojamentos precários e a luta diária pela sobrevivência.

Após o fim da guerra, as irmãs conseguiram recomeçar a vida nos Estados Unidos. Elas chegaram a se encontrar brevemente no novo país, mas acabaram perdendo contato novamente ao se mudarem para regiões opostas.

Foto: arquivo pessoal

Encontro histórico em Nova Iorque

Com o apoio da organização Wish of a Lifetime, Helena e Barbara puderam finalmente se reunir. O reencontro aconteceu em uma praça de Nova Iorque, onde, emocionadas, elas celebraram a vida e relembraram as adversidades superadas.

“A vida é assim, e, de alguma forma, nós sobrevivemos”, disse Barbara em entrevista à revista People.

Ainda incrédulas diante de tudo o que viveram, as irmãs se emocionaram ao falar sobre o passado. “Eu nunca pensei, nunca, que deixaria o campo de trabalho”, completou Barbara.

Apesar das barreiras, a força e a perseverança das duas se mostraram maiores do que qualquer adversidade. Juntas novamente, elas são um testemunho do poder do amor e da resiliência humana diante das maiores dificuldades.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Isabelle Stringari Ribeiro

Jornalista de entretenimento e cotidiano, formada pela Universidade Regional de Blumenau (FURB).