Ioga, teatro, Lego Zoom e até culinária: as novas disciplinas que fazem sucesso entre pais e alunos em Jaraguá do Sul

Por: Elissandro Sutil

27/09/2017 - 15:09 - Atualizada em: 27/09/2017 - 16:01

A magia por trás dos lápis de cores, dos gizes de cera, das massinhas de modelar, das maquetes e das colagens que fizeram sucesso com as crianças das décadas passadas já não são suficientes para conquistar a atenção da Geração Z, composta pelas crianças nascidas a partir dos anos 2000.

Por isso, o grande desafio das escolas da atualidade tem sido entender como utilizar os recursos de tecnologia e os benefícios de disciplinas diferenciadas para garantir que os estudantes estejam sempre motivados e que consigam absorver toda informação passada em sala de aula.

“O brincar e o aprender de hoje não é o mesmo da nossa infância”, acredita Sirlei Junckes, diretora do Centro Educacional Loni Emmendoerfer. “Nós nos desafiamos todos os dias a mostrar que a tecnologia e as aulas diferenciadas funcionam como uma extensão do que os pequenos aprendem no dia a dia”, garante.

Fundada em 2007, a escola une tradição e inovação em prol da educação infantil de crianças de 4 meses até 10 anos de idade em Jaraguá do Sul. O centro educacional conta com aulas de natação, teatro, karatê, culinária, musicalização, dança, ioga, cuidados com uma horta e até a criação de pequenos animais domésticos.

Conheça mais do Centro Educacional Loni Emmendoerfer:

Os alunos do Centro Educacional utilizam conjuntos de peças da Lego para trabalhar conteúdos relacionados às Ciências e Matemática. O método estimula as habilidades de cooperação e trabalho em equipe e, na Educação Infantil, incentiva a curiosidade, a participação em atividades coletivas e o convívio com diversos gêneros textuais.

O estímulo e aprendizagem ganham um ponto a mais junto ao programa de escola bilíngue, executado em parceria com a International School. A proposta inovadora do programa, incentiva uma educação bilíngue repleta de aulas criativas e práticas dentro de um ambiente total de imersão na língua inglesa.

Toda estrutura da Loni Emmendoerfer é baseada na filosofia do pedagogo francês, Celestin Freinet, que acreditava que a educação não pode ser vista como uma fórmula da escola, mas sim como uma obra da vida. Seguindo este pensamento, nada é feito de maneira imposta e inflexível.

“As nossas atividades e aulas são pensadas para incentivar a liberdade, a confiança, a autonomia e responsabilidade das crianças”, explica a diretora Sirlei. “Nós permitimos que eles participem das decisões e, assim, desenvolvam melhor suas capacidades de escolhas”, afirma.

O berçário da escola, que recebe bebês a partir de quatro meses em turno integral e meio período, garante que a criança desenvolva suas habilidades cognitivas e motoras enquanto aprende a socializar e compartilhar.

“Com o berçário, as mães podem manter suas rotinas profissionais, de exercícios ou lazer e ainda proporcionar uma educação de qualidade e diferenciada para o seu filho”, revela Sirlei. Segundo a diretora, o berçário funciona como uma fonte de estímulo diferenciado do que receberiam se ficassem somente em casa.

“Aqui, os bebês cantam, dançam, tem uma alimentação acompanhada por nutricionistas em um ambiente especialmente preparado para eles”, comenta.  “Convivendo no berçário, eles se tornam mais independentes, confiantes e felizes”, completa.

A escola oferece uma total liberdade de acesso e relacionamento com os pais. “A mamãe tem a liberdade de amamentar e acompanhar o seu bebê quando bater a saudade”, explica a diretora.

Matrículas abertas

As matrículas estão abertas para novos alunos. Faça uma visita e conheça tudo que a Loni oferece. O Centro Educacional Loni Emmendoerfer fica na Rua Frederico Curt Alberto Vasel, nº 679, no bairro Rio Molha. Para mais informações, visite o site www.escolaloniemmendoerfer.com.br ou ligue no telefone (47) 3370-5882. Fique por dentro de todas as novidades curtindo a página da escola no Facebook.