Que os robôs têm feito muita coisa ultimamente, isso é fato, mas e o que você acha de criar uma música? A inteligência artificial Flow Machines, desenvolvida pela Sony CSL, laboratório de ciência da computação da Sony, compôs recentemente uma canção em homenagem aos garotos de Liverpool.
Chamada de Daddy’s Car, a música parece vinda dos primeiros álbuns dos Beatles. Para criá-la, o robô precisou "aprender" técnicas e estilos musicais a partir de uma enorme base de dados. Porém, como a maioria das canções dos Beatles, Daddy’s Car não foi composta sozinha. O compositor francês Benoît Carré foi convidado pela Sony para dar um toque humano na obra. Ele fez os arranjos, escreveu a letra e produziu a faixa.
Essa não é a primeira vez que a inteligência artificial é utilizada para criar arte. Recentemente, o supercomputador Watson da IBM fez, em parceria com o estúdio de cinema 20th Century Fox, um trailer para o filme de ficção Morgan.
A canção inspirada nos Beatles faz parte de um álbum que terá diversas músicas criadas pela inteligência artificial da Sony.
Seu lançamento está marcado para 2017, mas você já pode ouvir Daddy’s Car no vídeo abaixo:
https://www.youtube.com/watch?v=LSHZ_b05W7o
Fontes: Revista Exame e Só Notícia Boa