Inscrições para o Femusc 2019 estão abertas; veja como participar

Foto: Eduardo Montecino

Por: Elissandro Sutil

10/09/2018 - 15:09 - Atualizada em: 10/09/2018 - 15:17

O Femusc (Festival de Música de Santa Catarina) abriu nesta segunda-feira (10) as inscrições para mais uma edição.

Com um modelo de festival mais compacto, o evento terá dez dias de duração, de 24 de janeiro a 2 de fevereiro.

Foram abertas 250 vagas. Os músicos interessados devem acessar o site do festival e enviar um vídeo para avaliação da comissão artística.

A estrutura mais enxuta desta edição atenderá os alunos com maior qualidade pedagógica e artística.

O diretor artístico do festival, Alex Klein, revela algumas das novidades, tanto para o público quanto para os músicos.

“Em 2019, apresentaremos duas óperas, cada uma com sua própria orquestra: ‘Suor Angélica’, de Puccini, e ‘Os sete pecados capitais’, de Kurt Weill. Teremos uma renovação nas orquestras criadas para treino de jovens maestros, aulas mais flexíveis e individuais, e o primeiro concurso Jovens Solistas, que terá como prêmio a oportunidade de se apresentar no concerto de encerramento”, explica.

Para os alunos, as oportunidades de desenvolvimento são cada vez maiores. No próximo ano, será possível agendar treinamentos específicos como o “Boot Camp” de violino do professor Charles Stegeman, com técnicas para estudo individual.

E, pela primeira vez no festival, será possível realizar audições para um grande conservatório de música internacional. A University of Cincinnati avaliará alunos em Jaraguá do Sul com o mesmo peso de uma audição em pessoa nos Estados Unidos.

No planejamento do 14º Femusc, a diretoria trabalhou com uma redução de 40% no orçamento, como forma de se adequar à crise econômica brasileira que reduziu drasticamente a capacidade de captação de recursos da Lei Rouanet.

O projeto do FEMUSC 2019 já foi aprovado pelo Ministério da Cultura e está apto a receber recursos via Lei Rouanet. Empresas podem repassar até 4% do imposto devido e pessoas físicas até 6%, ambos com 100% de abatimento do valor incentivado.

*Com informações da assessoria de imprensa

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?