Iniciam as aulas do curso técnico de dança em Joinville

Por: Windson Prado

27/02/2018 - 15:02 - Atualizada em: 28/02/2018 - 14:59

Três turmas totalizando 75 alunos. É assim que começa a funcionar o tão esperado curso técnico em dança de Joinville. A capacitação é promovida pela rede estadual de ensino. Durante a aula inaugural nesta segunda-feira (26), no auditório da Escola de Educação Básica Germano Timm, foram apresentados aos alunos o quadro funcional de professores e o perfil da formação com o detalhamento de cada disciplina. As aulas serão à tarde com uma classe e outras duas à noite.

Idealizadora do projeto, a secretária executiva da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Joinville, Simone Schramm, destacou que a unidade de ensino vai se tornar um polo voltado à arte e a cultura. “No próximo ano vamos ofertar arte circense e teremos aqui nesta mesma escola o funcionamento de Centro de Dança gerenciado pelo Instituto Festival de Dança. Ainda temos de viabilizar o curso superior e acredito que vamos conseguir”, disse.

O curso de dança terá um coordenador pedagógico e seis professores contratados por meio de chamada pública.

Saiba mais: | Confira como será o quadro funcional do curso técnico em dança

Darling Quadros será o coordenador pedagógico do curso técnico em dança. Possui bacharelado e licenciatura em dança pela Escola Superior de Dança, do Instituto Politécnico de Lisboa, em Portugal.

Elaine Gonçalves, professora da disciplina de ballet clássico e dança moderna, possui licenciatura em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria, pós-graduação em danças de salão pela Faculdade Metropolitana de Curitiba e registro de professora de ballet clássico em Escuela de Ballet de La Republica de Cuba.

Fabrícia Piva, maestrina e professora da disciplina de música, possui licenciatura em música pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, especialista em educação pela mesma instituição e mestrado em educação pela Universidade do Vale do Itajaí.

Gabriela Sbevzatt, professora das disciplinas de história da dança, cultura e movimento. Possui licenciatura plena e bacharelado em dança pela Universidade Estadual do Paraná e é mestranda em teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina.

Jessé Cruz, professor das disciplinas de danças populares e folclore, interpretação cênica e estudos experimentais criativos na dança, é licenciado em artes pela Universidade Estadual de Campinas e é mestrando em educação pela Universidade da Região de Blumenau.

Maria de Araújo Ramalho, professora da disciplina de anatomia e cinesiologia é licenciada em biologia pela Faculdade de Formação de Professores de Araripina, em Pernambuco. Detém ainda certificação como professora de ballet na Royal Academy of Dance England.

Sergio de Almeida, professor da disciplina de criação, direção, produção e montagem de espetáculo e eventos, possui licenciatura em educação física pela Universidade Federal de Santa Maria, comunicação social e curso técnico de produção cultural pelo Instituto Federal de Santa Catarina.