O Impar (Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento) é uma instituição catarinense, sem fins lucrativos e voltada para o desenvolvimento das pessoas pela arte e cultura. Ele viabiliza suas atividades por meio de prestação de serviços culturais, doações, voluntariado e projetos culturais inscritos em editais ou aprovados em leis de incentivo cultural. Em 2019, o Impar tem oito projetos já aprovados pela Lei Rouanet de Incentivo à Cultura e está captando recursos junto a pessoas físicas ou jurídicas para começar a executá-los.

A Lei Rouanet é uma política de incentivos fiscais que possibilita que empresas (que operam no modelo “lucro real”) e cidadãos destinem a ações culturais uma parte do Imposto de Renda (IR) que pagam anualmente ao Governo Federal.

Ou seja, elas podem contribuir com um projeto sério sem tirar dinheiro diretamente do bolso, apenas direcionando parte do pagamento do IR (que já será feito, mesmo) para o projeto beneficiado.

Pessoas jurídicas podem destinar até 4% do IR, e pessoas físicas, 6%. E o cidadão e a empresa têm a certeza de onde o imposto que pagam está sendo aplicado e que resultados está gerando. As contribuições para os projetos podem ser feitas em qualquer época do ano, de forma mensal, trimestral ou anual.

Pessoas e empresas que querem colaborar com os projetos do Impar, mas que não se enquadram nas condições da Lei Rouanet, também podem fazer doações diretas para a conta do Instituto na Caixa Econômica Federal:

Agência 1897. Operação 013. Conta Poupança 104.176-5. Para mais informações sobre como contribuir com os projetos do Impar, entre em contato com Marisa Toledo, pelo e-mail marisatoledo@impar.com.br ou pelo fone/whats (47) 9 9994-2984.

Confira os projetos do Impar aprovados pela Lei Rouanet

  • Oficinas de Vivência em Teatro – Arte para Todos

Realização de oficinas de vivência artística em Teatro, destinadas a adolescentes surdos e crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual ou transtorno mental.

  • Artes Visuais Para Todos – Arte para Todos

Oficinas de vivência artística em Artes Visuais destinadas a crianças, adolescentes e adultos com deficiência intelectual ou transtorno mental; e oficinas de artes plásticas para adultos cegos ou com baixa visão.

  • Oficinas de Vivência em Dança – Arte para Todos

Realização de oficinas de vivência artística em Dança, destinadas a adolescentes e adultos com deficiência intelectual, deficiência física e transtorno mental.

  • Mosaico Teatral – Grupo de Teatro Arte para Todos

Circulação de espetáculo composto por cenas das peças "Olhares" e "Doze Trabalhos"; produção de uma nova performance teatral com o grupo de Teatro Arte Para Todos; e realização de encontros didáticos "Diálogos Arte para Todos".

  • Cidade, Arte e Pessoas – Coletivo Impar de Teatro

Pesquisa, montagem e produção da peça de teatro de rua “Muitas Histórias Para Joinville - os olhares de cinco joinvilenses”, com 10 apresentações públicas em Joinville, e exposição virtual de 150 fotografias do projeto.

  • Vivências do Corpo Dançante

Oficinas dirigidas à anaálise do movimento e consciência corporal na área de dancça.

  • Oficina de Restauro de Móveis

Oficinas, palestras e minicurso de capacitação em restauro de móveis de madeira.

Saiba mais sobre o Impar

O Instituto de Pesquisa da Arte pelo Movimento é uma associação cultural privada, de utilidade pública municipal e estadual, sem fins lucrativos, fundada em Joinville em 2011 e mantida por meio de prestação de serviços culturais, patrocínios, editais, doações e voluntariado. Tem como objetivo contribuir com o desenvolvimento das pessoas e da sociedade, por meio de ações e projetos de:

  • Pesquisa, produção, experimentação e formação artística;
  • Memória, publicações e eventos culturais;
  • Inclusão social de pessoas com deficiência ou transtorno mental;
  • Promoção e respeito à diversidade;
  • Qualificação e profissionalização de agentes culturais;
  • Fortalecimento da economia da cultura.

O Impar é constituído por cinco unidades artísticas

  1. Programa de Formação Cultural Arte para Todos
  2. Coletivo IMPAR de Teatro
  3. Núcleo de Pesquisa e Desenvolvimento em Linguagem Corporal
  4. Unidade Experimental em Música
  5. Núcleo de Memória e Patrimônio

Entre as muitas ações, o Impar desenvolve, desde 2012, o Programa Arte para Todos, voltado para o desenvolvimento de pessoas e inclusão social por meio da Arte, e que já atendeu mais de sete mil pessoas em sete anos de atividade. A base do programa está na promoção das Oficinas de Vivência Artística, de eventos didáticos e culturais e na produção de espetáculos e manutenção do Grupo de Teatro Arte para Todos (formado por atores com deficiência intelectual, deficiência física e/ou transtorno mental) e do Grupo de Teatro Libração (formado por atores surdos).