Nesta quinta-feira (15), a boxeadora argelina Imane Khelif publicou um vídeo em suas redes sociais que chamou a atenção da internet por uma mudança radical em seu visual.
Khelif conquistou a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, além de protagonizar uma das maiores polêmicas da edição. Após sua primeira luta em Paris, que terminou prematuramente com a desistência da adversária italiana Angela Carini, Khelif enfrentou ataques online e falsas acusações de ser transgênero.
Ver essa foto no Instagram
A desistência rápida de Carini gerou especulações infundadas sobre a identidade de Khelif. A controvérsia foi exacerbada por um teste de gênero realizado no Mundial de Boxe de 2023, em que Khelif e a boxeadora de Taiwan Lin Yu-ting foram reprovadas pela Associação Internacional de Boxe (IBA). A IBA, envolvida em diversas polêmicas e descredenciada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), viu seus testes desacreditados.
Como resultado, Khelif e Lin Yu-ting foram alvo de ataques nas redes sociais. Entre os divulgadores de desinformação estavam figuras proeminentes como o ex-presidente dos EUA Donald Trump, o empresário Elon Musk e a escritora J.K. Rowling.