O Reino Unido anunciou nesta segunda-feira (10) a localização dos restos fossilizados de um ictiossauro, na região central da Inglaterra.

Os fóssil foi encontrado em um reservatório da Anglian Water, empresa de água proprietária da área explorada.

O local foi escavado há um ano, mas as imagens foram divulgadas nesta segunda-feira (10). Nesta terça (11), a BBC de Londres vai exibir conteúdo especial sobre a descoberta.

Os ictiossauros eram grandes répteis marinhos semelhantes em seu formato aos golfinhos, mas que cresciam até 25 metros de comprimento.

O fóssil de 10 metros de comprimento foi descoberto em fevereiro de 2021, no reservatório de Rutland Water, e tem aproximadamente 180 milhões de anos.

Joe Davis, um conservacionista da Leicestershire and Rutland Wildlife Trust, encontrou o ictiossauro durante uma drenagem de rotina de uma ilha em uma lagoa para um novo paisagismo.

"A descoberta foi absolutamente fascinante", disse Joe. "É ótimo aprender tanto com a descoberta e pensar que esta criatura incrível já nadou nos mares acima de nós."

Os ictiossauros são conhecidos como dragões marinhos, por terem olhos e dentes grandes, e foram extintos há cerca de 90 milhões de anos.