Il Coraggio è nel nostro cuore: identidade visual do XVII Ritorno alle Origini é apresentada em Urussanga

Por: OCP News Criciúma

31/03/2023 - 20:03 - Atualizada em: 31/03/2023 - 20:33

Uma imagem em tom sépia, de um avô retornando da lavoura e o neto correndo logo atrás, tentando acompanhar os passos daquele que para ele, com certeza é um exemplo – essa é a imagem que marca a 17ª edição do Ritorno alle Origini, tradicional celebração urussanguense, que busca promover o resgate e a preservação da memória e cultura italiana, que acontece de 26 a 28 de maio, no Parque Municipal Ado Cassetari Vieira, em Urussanga.

 

A foto que é destaque no cartaz de divulgação do evento, não foi escolhida ao acaso e faz parte do acervo da cultura municipal. “Memórias como essa, fazem parte da vida de muitos urussanguenses, que viram no convívio com os avós na roça, um grande exemplo da cultura e vivência daqueles que chegaram muito antes. A ligação de Brasil e Itália, retratada nesta identidade visual que escolhemos, remete a essa ligação histórica que Urussanga traz de berço. O XVII Ritorno alle Origini será uma festa 100% cultural, de resgate, de memórias, de saudade e também de gratidão aqueles que ajudaram a construir a nossa terra e tudo que vivemos hoje”, conta o presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Everaldo Savi Mondo, o Dado.

 

Esta edição da festa, é marcada também pela comemoração dos 145 anos da imigração italiana e da fundação de Urussanga. Por isso a frase escolhida para marcar a divulgação do evento, foi “Il Coraggio è nel nostro cuore”. “E é realmente isso: ‘A coragem está em nosso coração’. Coragem de enfrentar todos os avanços que a modernidade nos traz e não deixar morrer as brincadeiras, as memórias, os costumes, as canções, a culinária, a nossa cultura. Cultura esta que nos remete também a coragem daqueles que chegaram ao Brasil e esta região, com o sonho de uma vida melhor, que com suas mãos e braços fortes construíram esta terra, nos ensinaram tudo, nos deixaram lutas, frutos e histórias”, lembra o presidente.

 

Dado afirma que o Ritorno Alle Origini é uma festa de famílias para famílias. “Dezenas de famílias estão envolvidas na organização de toda a programação, e queremos ver famílias de Urussanga e toda a região, celebrando a cultura italiana e a história com a gente. Estamos preparando tudo com muito amor e carinho”, destaca.

 

O pré-lançamento da festa e divulgação oficial da identidade visual da XVII edição do Ritorno, foi realizado na noite desta quinta-feira (30), na sede do Rotary Club, no Parque Municipal, em um lindo coquetel para a imprensa, autoridades e representantes culturais do município.

 

Programação

 

Mais de 20 atrações são esperadas durante o evento que terá entrada gratuita e contará ainda com gastronomia, desfile cultural e olimpíadas rurais. Na sexta (26), a atração principal fica por conta do Grupo Rigazzi Dei Monte. No sábado (27), Expresso Rural e Camerata Florianópolis. No domingo (28), o trio A Bella Itália fecha com chave de ouro a edição. “A programação completa será lançada em breve, mas podemos garantir uma linda festa para toda a família. Dois pontos altos do evento, com toda certeza serão as olimpíadas rurais e o desfile cultural, que começou como uma ideia simples, mas a adesão das comunidades foi tão boa, que já tomou grandes e bonitas proporções”, comenta o presidente da CCO.

 

O evento é realizado a cada dois anos, mas devido a pandemia da Covid-19, a última edição ocorreu em 2019.