Colonizada em grande parte por europeus, principalmente por alemães e italianos, Jaraguá do Sul mantém as tradições dessas culturas até hoje. As festas temáticas, como a Schützenfest, e a gastronomia típica são alguns dos exemplos dessa influência.
A força dos colonizadores é tão forte que muitos jaraguaenses ainda usam os idiomas pátrios como o alemão e o italiano. Pensando nisso, algumas igrejas do município celebram as missas e cultos nestas línguas.
A Igreja Luterana Apóstolo Pedro, localizada no Centro, por exemplo, realiza sempre na primeira quarta-feira do mês o Gottesdienst in deutscher Sprache, um culto inteiramente em alemão. Quem faz a celebração são pastores da própria igreja e que sabem falar o idioma.
Segundo a secretária da paróquia, Patricia Helena Balank Ehlert, desde que a comunidade existe, são realizados cultos em alemão. “A ideia é valorizar nosso passado ter um momento especial principalmente os membros mais velhos da comunidade”, comenta.
Celebração de aniversário
O aniversário de Jaraguá do Sul, comemorado em 25 de julho, será celebrado na Igreja Nossa Senhora das Graças, na Barra do Rio Cerro, com a segunda missa em alemão, a Heilige Messe in deutscher Sprache. A primeira foi realizada no ano passado, também em comemoração do aniversário da cidade.
Segundo o organizador Giuliano Sávio Berpi, as comunidades com o maior número de pessoas que falam alemão são as que vivem próximas de onde a igreja está localizada, por isso, o bairro foi o escolhido para a celebração.
Toda a missa será feita no idioma dos colonizadores. “Teremos também um coral que vai cantar as músicas em alemão”, acrescenta.

Foto Eduardo Montecino / Arquivo OCP News
A Chiesetta Alpina, um dos principais pontos turísticos da cidade também será cede de uma missa na língua falada pelos colonizadores durante o aniversário do município. A celebração, toda em italiano, será realizada pelo padre da Igreja Matriz São Sebastião.
Antes da missa, serão distribuídos folhetos para que os participantes consigam acompanhar os ritos. “O italiano é uma linguá mais parecida com o português, então é mais fácil das pessoas acompanharem”, cita a responsável, Iria Tancon.
Ela também comenta que, além das pessoas que falam italiano com frequência, estudantes do idioma também participam da Santa Messa in italiano.
Iria menciona ainda que a ideia de realizar as missas em outros idiomas para comemorar o aniversário de Jaraguá do Sul partiu da Secretária de Turismo e do Grupo de Turismo Religioso da cidade.
Serviço
Igreja Apóstolo Pedro (IECLB)
- O que: Culto celebrado em língua alemã;
- Quando: Quarta-feira, 3 de julho, a partir das 15h30;
- Onde: Rua Esthéria Lenzi Friedrich, nº 62, Centro de Jaraguá do Sul
Chiesetta Alpina
- O que: Santa Missa em italiano
- Quando: Domingo, 28 de julho, a partir das 10h30;
- Onde: Morro Boa Vista, bairro Boa Vista.
Igreja Matriz Nossa Senhora das Graças
- O que: Santa Missa em alemão;
- Quando: Segunda-feira, 29 de julho, a partir das 9h30;
- Onde: Rua Ângelo Rubini, nº 1256, Barra do Rio Cerro.
Quer receber as notícias no WhatsApp?