Esta é uma editoria produzida pelo Por Acaso

Publicidade

HQs: a incrível coleção com mais de 4200 quadrinhos do jaraguaense fã de Batman !

Compartilhar
Quem imaginaria que Jaraguá do Sul acabaria por se tornar o lar de um assíduo colecionador de histórias em quadrinhos? Pois é esta a história de Jean Carlo Koslow, 42, um empresário jaraguaense que, além de sua esposa e filho, tem as HQs como outra das suas invioláveis paixões.
Ele começou a colecionar aos sete anos, quando, por influência do irmão, comprou a primeira revistinha. "Os heróis da Marvel e da DC faziam parte de uma cultura de geração, e a gente comprava o que estava disponível nas bancas", explica Jean ao exibir a primogênita das suas HQs: uma do Capitão América, a mesma comprada nos idos de 1982.
Jean tem os 212 exemplares do Capitão América lançados na década de 1980
Jean tem os 212 exemplares do Capitão América lançados na década de 1980

Sua coleção pegou fogo. Literalmente

Ainda adolescente, Jean se deparou com um penoso dilema: quando os estudos pesaram mais que sua paixão pelos quadrinhos, ele decidiu, então, doar todas as suas HQs. "Doei minha coleção a um garoto, que dizia que iria continuar [colecionando]. Depois, descobri que ele perdeu tudo, rasgou, queimou", conta, num tom descontraído, mas com um sorriso amarelo no rosto, o hoje apaixonado colecionador

Colecionando o cavaleiro das trevas

Eis que, aos 30 anos, Jean pôs fim ao hiato que o separava da sua inefável paixão. "Passei muitos anos viajando, cresci. Mas comecei a comprar Batman (...) com a intenção de colecionar títulos apenas dele".
Foi assim que as quase 4.200 histórias em quadrinhos conquistaram, cada uma, um querido lugar nas prateleiras de um dos quartos da casa de Jean. Dentre as raridades e curiosidades que fazem parte da bem cuidada coleção, destacam-se os seguintes livros e HQs:
1º e 100º Batman da edição de 1953
1º Batman da 2ª edição
1º Batman da 3ª edição
Revistas estrangeiras do Batman
Curiosidades sobre o seriado da década de 1960
Batman e a Filosofia (livro)
Tirinhas publicadas nos EUA de 1943 a 1946
Diversos quadrinhos clássicos
Livros do Tarzan (publicados entre 1958/59)
212 exemplares do Capitão América
Action Figures dos personagens do Batman
A coleção está avaliada em R$ 72 mil
A coleção de Jean está avaliada em cerca de R$ 70 mil
"Quando a gente gosta, é difícil parar em um só. Por isso compro tudo o que sai de bom", acrescenta, mostrando títulos que vão desde clássicos como Ronin e Vampirella até uma coleção das obras escritas por Allan Moore e desenhadas por Frank Miller.
Uma réplica do carro usado por Adam West durante as gravações da emblemática série do Homem-Morcego também faz parte da coleção. "Você projeta algumas frustações de infância nos próprios filhos, sabe?", reflete, por fim, Jean, enquanto tenta encontrar pilhas para o controle remoto do saudoso brinquedo.
TEXTO E EDIÇÃO DE VÍDEO: RAMON VOLTOLINI, jornalista convidado
 
Compartilhar