História do bairro de Jurerê é transformada em livro

Jurerê é um dos principais balneários de Florianópolis | Foto Ewaldo Willerding/OCPNews

Por: Ewaldo Willerding Neto

26/01/2021 - 13:01 - Atualizada em: 26/01/2021 - 13:10

A história de Jurerê e as curiosidades que envolvem a compra do terreno no Norte da Ilha, dos primeiros moradores até a expansão e a transformação do bairro em um dos balneários mais frequentados de Santa Catarina virou livro.

Pelas mãos da empresária Maria Helena Petry Makowiecky, reconhecida como Leninha aqui na Capital, cuja história se entrelaça com a do local, Florianópolis conhecerá, a partir de 5 de fevereiro, essa biografia ainda não tão conhecida pela população da Capital.

Trinta por cento da renda angariada com a venda dos livros serão revertidos para a Associação de Desenvolvimento Comunitário (Adecom), para melhorias no bairro Jurerê.

A relação de Leninha com o bairro de Jurerê começou em 1956. Ela é filha de Annito Petry, empreendedor que juntamente com os amigos Julio Teixeira e Aderbal Ramos da Silva, anos mais tarde eleito governador do Estado, compraram mais de 6 milhões de metros quadrados de terra por 150 mil cruzeiros – o recibo original ainda está guardado.

Em 1957, quando ela tinha apenas seis meses, Annito e a mulher, Zulmira Carmelina Salvi, saíram do Rio Grande de Sul com a família rumo a uma vida nova em Florianópolis.

A data escolhida para o lançamento do livro não poderia ser mais simbólica: 5 de fevereiro é o dia em que Annito Petry completaria 109 anos. “Inicialmente, lançaríamos a obra em outubro do ano passado, mas a pandemia não permitiu. Então reagendamos para o aniversário do meu pai. É um presente para ele”, considera Leninha.

Serviço

  • O quê: chá especial de lançamento do livro “Pousada dos Chás”, de Marina Helena Petry Makowiecky, a Leninha
  • Quando: sexta-feira, 5 de fevereiro
  • Horário: 17h às 20h30
  • Onde: Pousada dos Chás (Rua Francisco Gouvêia, 54 – Jurerê, Florianópolis)

 

Receba as notícias do OCP no seu aplicativo de mensagens favorito:

WhatsApp