O Instagram, enfim, ganhou moderação automática de comentários. A função é certamente celebrada por usuários em todo mundo e vem de presente para celebridades e pessoas públicas que veem suas fotos e vídeos se tornarem alvos de ataques pessoais, boa parte deles racistas e/ou homofóbicos. Antes, a moderação de comentários já estava em testes com algumas contas de marcas nos Estados Unidos.
Segundo Kevin Systrom, cofundador do Instagram, o lançamento do filtro de palavras-chave — escolhidas pelos próprios usuários — vai ajudar a reduzir a quantidade de comentários ofensivos em toda a comunidade. O objetivo da rede social é de que as pessoas se sintam confortáveis para se expressarem, sem serem podadas por opiniões diversas ou mesmo ofendidas por seguidores.

Como vai funcionar?

A partir de segunda-feira (12), o Instagram liberou a opção de moderar comentários foi lançada para todos os usuários. Isso mesmo, o recuso foi liberado globalmente. Todas as pessoas poderão escolher palavras que elas não querem tolerar em seus comentários. Após a seleção das palavras, o filtro do aplicativo as esconderá automaticamente.
instagram_03
Foto: Techtudo
Para ativar, basta tocar no ícone de engrenagem, no topo do seu perfil, para encontrar a nova ferramenta de comentários. Você poderá listar palavras que considera ofensivas ou inadequadas — qualquer uma, não precisa ser um palavrão e pode estar escrita de várias formas e em diferentes idiomas.
Se no seu celular, a opção ainda não aparece. Confirme se seu aplicativo está atualizado. ;)