Há 35 anos conquistando o amor como professora

Foto OCP News Vale Europeu

Por: Giulia Venutti

02/04/2019 - 09:04

A alegria e o amor nos olhos de alguém que está mais da metade de sua vida em meio aos jovens ensinando e, junto deles, aprendendo muito também. Izabel de Abreu, 64 anos, enche o peito de alegria ao relembrar de toda a sua trajetória como educadora. Aos 29 anos, era técnica em contabilidade quando optou por ouvir seu coração e decidiu ser professora de artes.

Foto OCP News Vale Europeu

Há exatos 35 anos, no dia 2 de abril de 1984, Izabel entrava pela porta da sala de aula da EBM (Escola Básica Municipal) Leoberto Leal, no bairro Salto do Norte, para fazer aquilo que ganhou o seu coração: lecionar. E quando alguém faz aquilo que ama, a chance de longevidade é grande. Atualmente, ela é a professora que está há mais tempo na rede municipal de Blumenau.

Sempre preocupada em passar o máximo de seu conhecimento para os alunos, em suas aulas mantinha a tradição de montar uma gincana onde os estudantes pudessem competir em grupos e aprender entre si. Até que em 2015, a grande ideia da turma surgiu: por que não expandir o método para a escola inteira?

“Os alunos têm atitudes maravilhosas! Conversamos com a direção a respeito desse projeto, foi aprovado e a partir dali tivemos a gincana estudantil todo ano. Essa atividade acontece com a participação e a ideia de todos eles”, relata Izabel.

Para ela, não existe nada melhor do que poder fazer aquilo que gosta.

“Muitos falam e questionam sobre a falta de respeito nas salas de aula. Problemas sempre existiram, a única diferença é que hoje em dia a divulgação é muito maior. Porém, aqui as coisas boas que acontecem são muito maiores do que as ruins”, afirma.

Foto OCP News Vale Europeu

Ao longo de sua carreira, sempre deu aos alunos a possibilidade de serem ouvidos. Izabel relembra com carinho e entre boas risadas quando levou para a sala de aula o conceito natureza-morta com pinturas de frutas de plástico. Foi neste momento que um de seus alunos a questionou.

“Lembro quando ele olhou para mim e comentou que isso era algo muito ‘palha’ e perguntou por que não trazemos comidas de verdade, desenhamos e depois comemos todos juntos?”. Foi assim que, desde então, os alunos aprendem e ainda contam com um delicioso café colonial como forma de recompensa pelo seu esforço e dedicação.

Somente neste ano, a professora terá a missão de ensinar 19 turmas e centenas de estudantes. Certamente, terá novas histórias e aprendizados que se somarão às lembranças do passado. E os momentos inesquecíveis são tantos, que ela não se arrisca em dizer o seu preferido.

“Se eu for falar do passado, não sei dizer qual é o melhor, pois cada um tem o seu detalhe que me cativa. Tem momentos ruins assim como qualquer área, mas no final tudo feito por amor vale a pena.”

Quer receber as notícias no WhatsApp?