Gratuito, 14º Festival de Teatro de Animação começa em Floripa

Foto Divulgação/FITA

Por: OCP News Florianópolis

04/11/2023 - 06:11

Neste sábado (4), começa o 14ª Festival Internacional de Teatro de Animação, que neste ano está maior e acontece em três regiões de Santa Catarina: Grande Florianópolis, Sul e Meio-oeste do Estado. A programação segue até 19 de novembro com espetáculos de teatro de animação nacionais e internacionais, oficinas, bate-papos, mesa redonda e Mostra Pequenas Cenas, com participação de alunos de instituições públicas. A programação é toda gratuita.

A largada para o FITA 2023 no sábado será às 20h, com o espetáculo Viejos, da cia argentina Sérgio Mercúrio, no teatro Governador Pedro Ivo, Florianópolis. Com classificação para adultos e jovens a partir de 14 anos, a peça apresenta a história de oito personagens com diferentes formas de manipulação e tamanhos – desde maiores que uma pessoa a bonecos manipulados com o pé. Todos velhos, mostram-se como são, não têm dúvidas, resistiram à prova do tempo.

Apresentação terá tradução em LIBRAS. Ingressos esgotados pela plataforma Sympla, mas a organização do festival liberou mais um lote de ingressos, que serão distribuídos uma hora do espetáculo, presencialmente. Saiba mais neste site.

Ingressos disponíveis

Domingo (5), às 17h, e segunda, dia 6, às 10h e 15h, tem Pluft, o Fantasminha, da Cia PeQuod (RJ), no Centro de Cultura de Eventos – UFSC. O espetáculo estreia em Santa Catarina no festival. Ingressos gratuitos e ainda disponíveis podem ser retirados no Sympla. Acesse neste site.

Inspirada pela estética dos animes e mangás, a Cia PeQuod celebra os 100 anos de Maria Clara Machado, uma das maiores dramaturgas brasileiras do teatro para crianças, recriando com bonecos, o texto mais conhecido da autora, Pluft o fantasminha.

Na encenação, a artesania une-se às novidades tecnológicas, com bonecos de manipulação direta sobre balcão dividindo a cena com bonecos de vara, a partir de uma pesquisa que permitiu a criação de personagens com iluminação própria e operação à distância, através de rede wifi.

A montagem surpreendeu o público e rendeu os prêmios de Melhor Direção e de Figurino, do Troféu-caneca Pecinha é a Vovozinha, do crítico Dib Carneiro Neto e conquistou o Grande Prêmio do Júri da Associação de Críticos de São Paulo – APCA.

O célebre personagem, Pluft, é um fantasminha que morre de medo de gente e que viverá uma grande aventura ao encontrar a menina Maribel, sequestrada pelo temido pirata Cara de Mau.

Esse encontro inusitado dará ao protagonista o impulso e a coragem para crescer e enfrentar o mundo. Pluft, o fantasminha é um espetáculo livre, para toda a família.

FITA vai até 19 de novembro

O FITA segue até 19 de novembro em Florianópolis, com apresentações em vários espaços da cidade: Centro de Cultura de Eventos da UFSC – Universidade Federal de Santa Catarina, Teatro Carmen Fossari (UFSC), Caixa Preta (UFSC), Praça Nossa Senhora de Fátima – Estreito, Largo da Alfândega e Boulevard 14/32 do Floripa Airport.

Além de Viejos e Pluft, o fantasminha, O FITA terá outros 10 espetáculos: Fábulas, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Camarim, do Ateliê Lu Antunes (Jaraguá do Sul); Habite-me, de Carolina Garcia Marques e Paulo Balardim (Bélgica/Canadá/Brasil); Theatro Misterioso, da Cia. Mevitevendo (São Paulo/SP); Habitada, com Juliana Notari (São Paulo/SP); Baús do Tesouro, da Cia. Avenida Lamparina (Jaraguá do Sul); A Galeria, com Roberto Gorgatti (Florianópolis); e As aventuras do fusca à vela, do Ueba Produtos notáveis (Caxias do Sul/RS).

Vai ter também Vivência em teatro de animação: Mãos à Meia! , com a Cia. Peregrina / Cia. Lótus (Florianópolis/SC), em duas tardes de programação especial no Boulevard 14/32.

Ingressos gratuitos

  • Três espetáculos poderão ser acessados somente por quem entrar no Sympla e fizer download do ingresso. São eles: Viejos, Pluft e Habite-me.
  • A retirada de ingresso para as demais peças de teatro será presencialmente, uma hora antes da apresentação.
  • As atividades no Boulevard 14/32 tem acesso livre, sem necessidade de retirada de ingresso.
  • Saiba mais em www.fitafloripa.com.br