Golpe de passagens grátis da GOL já atingiu mais de 31 mil pessoas

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/07/2018 - 10:07

Um novo golpe de passagens aéreas grátis da GOL está rodando no WhatsApp, segundo um laboratório da PSafe especializado em cibersegurança.

Dessa vez, oferecendo duas passagens aéreas gratuitas, a ameaça já gerou mais de 31 mil ciberataques identificados nas últimas seis horas entre os clientes da empresa. Ou seja: o número pode ser muito maior.

Como funciona o golpe: ao clicar no link, o usuário acessa uma página na qual há uma pesquisa que precisa ser respondida antes do acesso à “promoção”.

São as seguintes quatro perguntas: “Você já viajou esse ano?”; “Você está satisfeito com os serviços da GOL?”; “Você prefere a GOL por causa?”; “Você pretende viajar com amigos/família?”.

Ao longo do processo, a pessoa vê também um contador que informa o número de passagens que ainda estão disponíveis e que vai decrescendo com o tempo para gerar uma sensação de urgência do preenchimento.

Independentemente das respostas, o usuário é direcionado para uma página na qual é incentivado a compartilhar com 30 amigos ou grupos do WhatsApp.

O texto afirma que após o compartilhamento o usuário poderá resgatar as passagens, que serão enviadas por e-mail em até dois dias. Ao final, há ainda uma falsa seção de comentários com pessoas que teriam conseguido sacar o benefício.

Além disso, a estratégia de solicitar o compartilhamento via aplicativo de mensagem é perfeita para que o golpe se espalhe rapidamente e leve com ele a confiança e credibilidade do amigo ou familiar que enviou.

A GOL orienta seus clientes a não clicarem em mensagens de origem duvidosa, fora do padrão, com erros de ortografia, ofertas de prêmios em milhas e, principalmente, pedindo a confirmação de dados cadastrais.

Fonte: Tecmundo

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!