Gastronomia pelo mundo: conheça a fascinante culinária peruana

Por: Elissandro Sutil

08/03/2021 - 15:03 - Atualizada em: 08/03/2021 - 15:36

A América Latina é riquíssima em cultura e a gastronomia não é diferente. Cada país tem suas particularidades, mas hoje o assunto da coluna “Gastronomia pelo Mundo” é a culinária peruana:

Antes de ser colonizado, o território onde fica o Peru era habitado por vários povos: Chavín, Moche, Nazca, Paracas, Huari, Tiahuanaco, Incas e outros. Infelizmente, desde a colonização espanhola, estes povos não existem mais.

Contudo, vários monumentos erguidos por estas civilizações podem ser visitados por lá, além de a culinária peruana manter referências destes povos. Conheça alguns pratos:

Olluquito

Foto: Twenty 20.

Esta receita é feita com ingredientes vindos da agricultura e da pecuária peruana. O olluquito é produzido com “ollucos” – uma espécie de batata que cresce nos andes – e em algumas versões leva charque feito com carne seca de lhama.

Ceviche

Foto: Twenty 20

Muitos se surpreendem ao descobrir a origem peruana desta receita tão comum nos bufês de cozinha japonesa. O prato tem preparo simples: frutos do mar (normalmente peixe) marinados com limão e temperados com sal, pimenta, alho e cebolas roxas.

Chica morada

Esta é uma bebida não alcoólica típica do peru. Ela é uma opção saudável que reduz o colesterol e tem função antioxidadante. Por isso, é utilizada frequentemente como substituta de refrigerantes na dieta. O ingrediente principal da opção é milho roxo, também conhecido como maíz morado.