A cidade de Garopaba será palco neste sábado (28) de uma série de atrações em celebração à passagem migratória da Baleia Franca pela região. Escolhido como berçário da espécie, Garopaba se prepara pelo terceiro ano consecutivo para garantir a manutenção da rota migratória do maior mamífero aquático do mundo, adotando práticas de preservação ambiental pelo Turismo de Base Comunitária e Cultural (TBC).

A programação, que será concentrada na Arena da Arte, no centro histórico de Garopaba, vai contemplar palestras sobre a baleia franca e os oceanos; oficinas e exposições temáticas; arena gastronômica, caminhada e apresentações culturais de dança, teatro e música. (Confira programação completa a seguir).

O avistamento da Baleia Franca, uma das espécies de cetáceos mais ameaçada de extinção no planeta, é uma das atrações da natureza dessa época do ano. De junho a novembro, acontece no litoral sul o fenômeno espetacular. Centenas de baleias da espécie franca deixam as águas geladas da Patagônia e vêm dar à luz e amamentar seus filhotes na costa sul catarinense, que foi transformada numa grande área de proteção ambiental desses mamíferos, que chegam a medir 18 metros de comprimento e pesar cinco toneladas.

A celebração de Garopaba é fruto da iniciativa das Filhas do Mar e da AMA (Associação Amigos do Meio Ambiente), contando ainda com apoio da Prefeitura de Garopaba, por meio da secretaria de Turismo e Cultura; da Rede de Turismo de Observação de Baleias por Terra (TOBTerra); da Associação de Desenvolvimento Territorial Costa Catarina; Ecosurf, Monitoramento Mirim Costeiro; grupo de escoteiros Ilha Terceira; Alecrim da Terra; ONG Garapuvu; Aéreo Drone; Moby Dick Filmes; Trem Bom de Minas e Na Lata skate food.

Abertura da Temporada da Baleia Franca

Programação

12h – Degustação de pratos típicos nos restaurantes do Centro Histórico

13h – Caminhada Cultural guiada para observação de baleias no costão da Vigia

14h - Benção do Padre, leitura da carta de boas vindas e execução do Hino de Garopaba.

14h30 – Lançamento dos roteiros culturais TOBTerra na Costa Catarina, mostra e comercialização de produtos típicos dos artesãos e produtores da Costa Catarina.

15h00 – Esquete teatral “Garopaba, uma história para contar” (roteiro e direção de Eveline Klein)

16h – Apresentação do Ballet Arco- Íris/Academia Pinguirito “Homenagem à Baleia Franca”

17h – Contação de histórias sobre as baleias: representantes das comunidades tradicionais

18h – Yoga pela paz das baleias e da comunidade .

19h – Shows musicais com Kaala Shaw, Josimar, Pedro Oliveira, Rock Brothers e Resilientes

22h-  Encerramento

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?

 

Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!