Quase três décadas depois, o nostálgico Ginásio Sebastião Cruz, o Galegão, volta a ser palco da Oktoberfest Blumenau. Agora remodelado, o espaço de 4 mil m² e 79 mesas retorna como um dos destaques da 40ª edição da festa, inspirado nos pavilhões de Munique. Com deck, mezanino e estrutura ampliada, o setor ganha um novo propósito: celebrar a tradição por meio de apresentações folclóricas e culturais.
A estreia do espaço foi marcada por um espetáculo da Associação dos Grupos Folclóricos (AGF) e pela apresentação da Banda Escolar Municipal Blasmusik, formada por cinco grupos do Programa de Musicalização Bia Pasold, da Secretaria de Educação. O ponto alto da noite ficou por conta da banda alemã Die Kirchdorfer, que fez sua quarta apresentação na festa após as edições de 1998, 2000 e 2024.
“O Galegão é um espaço que mora no coração dos blumenauenses. Estamos devolvendo esse ambiente à nossa Oktoberfest e, mais importante, transformando-o em um local para valorizar as danças germânicas, colocando os grupos folclóricos como protagonistas”, destacou o prefeito Egidio Ferrari.
Gastronomia com sabor e tradição
O novo setor aposta também na gastronomia diferenciada: pratos exclusivos servidos em porcelana e chope em copos de vidro de 500 ml ou 1 litro. Entre as opções, destaque para o Páprika Schnitzel & Pommes Frites (lombo suíno empanado com molho de páprica, batata frita e molho de frutas vermelhas) e o Spätzel Mit Pilzen (massa típica alemã com molho de cogumelos).
Para o visitante Claudionor Serpa, a retomada foi acertada:
“Foi uma ótima sacada da organização em resgatar este espaço e transformá-lo em pavilhão. Traz público, alegria e tradição para um lugar que é parte da memória de Blumenau”.
Entre os anos de 1987 e 1998, o Galegão já serviu como setor extra da festa, mas com uma proposta diferente, sem mesas e focado em shows musicais. Agora, retorna em uma versão mais acolhedora, ideal para quem deseja apreciar a festa em um ambiente tranquilo e gastronômico.
Festival de Danças Germânicas movimenta o espaço
O Galegão também será palco do Festival de Danças Germânicas da Oktoberfest Blumenau 2025, que abre a sua primeira semana de apresentações na próxima segunda-feira, 13 de outubro, com entrada gratuita.
O festival segue até quarta-feira, 15, sempre a partir das 18h, e retorna na semana seguinte, de 20 a 22 de outubro, com a grande final. A iniciativa é resultado de uma parceria entre a Oktoberfest Blumenau e o Festival de Dança de Joinville, reunindo grupos de diferentes regiões de Santa Catarina.
As apresentações contemplam categorias como Adulto, Sênior, Duo de Valsas, Rheinländer e Schuhplattler, premiando com troféus, valores em dinheiro e vagas garantidas no Festival de Dança de Joinville 2026.