Futebol na veia: conheça o roteiro e calendário do futebol de várzea em Jaraguá

Por: Elissandro Sutil

19/07/2017 - 10:07 - Atualizada em: 20/07/2017 - 11:28

Post publicado originalmente em 19 de julho de 2016.

“Enquanto a bola rola, o tempo não enrola”. Esta quarta-feira, 19 de julho, é o dia da “redondinha no campo”, da pelada, daquele lance bonito, dos gols de bicicleta, dos de cobertura e também dos olímpicos, dos carrinhos, da torcida e até das firulas, dos frangos, dos gols contra e dos pernetas. Hoje é o Dia Nacional do Futebol!

Seja ele profissional dos grandes clubes, o de base, o do campinho perto de casa, da quadra (futsal/futebol de salão), society, showbol ou do time amador da cidade, o Futebol, com certeza, é a paixão de muitos brasileiros que amam esporte.

E Jaraguá do Sul não é exceção. Aqui tem time profissional, de base e também amador. Inclusive, o futebol amador aqui da cidade tem bastante visibilidade e atrai sempre muitos torcedores e famílias aos jogos.

Como toda cidade que mantém os costumes interioranos, Jaraguá do Sul realiza todos os anos competições que envolvem o futebol de várzea. Hoje os times de várzea disputam três competições principais: Varzeano, promovido pela Prefeitura, a Primeira e Segunda Divisão, a cargo da Liga Jaraguaense de Futebol.

Campeonato Varzeano 2014 - Supermercado Brandenburg x Real. (Foto: Henrique Porto)

Campeonato Varzeano 2014 – Supermercado Brandenburg x Real. (Foto: Henrique Porto)

No primeiro semestre de cada ano geralmente rola o Varzeano e a Copa Tricolor (esta uma competição preparatória para o Varzeano). Já a 1ª e a 2ª Divisão acontecem em seguida. Você pode acompanhar as tabelas de jogos e classificação aqui nesse link. Veja o calendário das competições para 2017 aqui.

——–

Mas o que é o futebol de várzea?

Para quem não entende muito, o futebol de várzea é um futebol jogado de forma amadora. Várzea é uma gíria para designar algo informal, muitas vezes baixo nível, sem muita estrutura ou apoio, seja em relação a profissionais ou ao campo. 

——–

Conheça um pouquinho sobre as competições:

Campeonato Varzeano

Campeonato-Varzeano

Há 34 anos surgia o Campeonato Varzeano de Futebol em Jaraguá do Sul, idealizado por Raul Valdir Rodrigues, que hoje dá nome à competição. Cada bairro tinha um campinho, nem que fosse de terra batida, para jogar bola, e aí foi vista a possibilidade de existir um campeonato oficial do município. 

A Fundação Municipal de Esporte e Turismo (FME) é quem ajuda a organizar a competição para não perder essa tradição. Cada bairro monta seu time para competir. É o campeonato mais tradicional do município, quem joga nele pode jogar a 1º e 2º divisão municipal. 

Sucedeu o “Varjão”, organizado pelo extinto Figueirense FC, da Ilha da Figueira, na época presidido por Luiz Alberto Oechsler.

Campeonato Varzeano 2014 - Guarany x Galácticos  (Foto: Henrique Porto)

Campeonato Varzeano 2014 – Guarany x Galácticos (Foto: Henrique Porto)

Para participar o jogador precisa ter 17 anos e deve ser morador, ou trabalhar na cidade. O legal é que não tem limite de idade, já teve jogador de 50 anos de idade competindo. “Hoje o varzeano é considerado a melhor e maior competição da cidade, pela sua organização e cobertura da imprensa”, comenta o coordenador de eventos da Secretaria de Esportes, José Marcos Ranucci.

Em 2016 o campeão foi o Atlético Independente, e o vice-campeão o Supermercado Brandenburg. Duas equipes igualaram suas marcas na história: o Atlético chegou a 7 conquistas, se juntando à Kiferro também com 7 títulos.

WhatsApp-Image-20160718 (7)

Foto: Divulgação/Varzeano

Os grandes campeões do Varzeano

1º – Kiferro (Vila Lalau) – sete títulos
2º – Atlético Independente (Estrada Nova) – sete títulos
3º – Santa Luzia – quatro títulos
4º – Vila Lenzi e Atlético Paraná – três títulos

*Confira a tabela completa de vencedores desde 1983 neste link aqui (é necessário fazer download).

Primeirona e Segundona

LJaF

Fundada no dia 9 de junho de 1952, a Liga Jaraguaense de Futebol foi criada para coordenar e administrar o futebol da microrregião.

O presidente da Liga, Rogério Lauro Tomazelli, conta que na época os campeonatos não tinham entidade e eram feitos amistosos. Isso tudo mudou com a criação da Liga, pelo prefeito da época Arthur Müller, pelo professor de Educação Física e advogado Murilo Barreto de Azevedo e o empresário Eugênio Victor Schmöeckel.

“Isso foi muito necessário porque as equipes precisavam ser oficializadas para poder participar de competições estaduais. Precisa existir uma entidade para filiação”, explica Tomazelli

Qual a diferença entre as duas competições?

A Primeirona é uma competição da elite, nela competem os melhores times da cidade, que têm estadio e boa estrutura. Oito times jogam na competição e os maiores vencedores são o Cruz de Malta, seguindo pelo Baependi (que já não disputa mais) e o João Pessoa.

Campeonato da Primeira Divisão 2014 - João Pessoa x JJ Bordados. (Foto: Henrique Porto)

Campeonato da Primeira Divisão 2014 – João Pessoa x JJ Bordados. (Foto: Henrique Porto)

Já a Segundona, são os times com menos estrutura. Geralmente não têm campo próprio e fazem parcerias para competir. Ao todo são 10 equipes participantes, neste ano. O maior campeão da competição é o Botafogo (que não compete mais), com 6 títulos.

Campeonato da Segunda Divisão 2014 - Rio Molha B x Garibaldi. (Foto: Henrique Porto)

Campeonato da Segunda Divisão 2014 – Rio Molha B x Garibaldi. (Foto: Henrique Porto)

A Liga Jaraguaense também promove campeonatos voltados às escolinhas, o campeonato sênior (acima de 35 anos) e o campeonato Coroa Bom de Bola, com jogadores acima dos 38 anos. Além disso, ainda rola o campeonato feminino.

Calendário da várzea

Varzeano: previsto para começar no mês de setembro.

Segundona: Está acontecendo e com o primeiro jogo das quartas de finais marcado para o fim de julho. Acompanhe a tabela de jogos e classificação neste link.

Primeirona: Com previsão de início para o dia 2 de setembro.

Curiosidades

Quando a gente começa a conhecer o futebol amador, curiosidades começam a aparecer. O analista técnico Henrique Porto, é apaixonado pelo esporte da cidade e compartilhou algumas situações curiosas sobre o futebol amador de Jaraguá. Dá uma olhada:

1 – Alguns times têm apelido. Exemplo é o João Pessoa, que é chamado de Vovô, por ser o mais antigo em atividade.

2 – O Cruz de Malta foi fundado por um torcedor do Vasco e outro do Botafogo. Para não ter briga, o prefeito Eugenio Strebe sugeriu um nome que remetesse ao Vasco e às cores do Botafogo.

3 – Tem um time chamado Roma, que não é uma homenagem à equipe italiana. Na verdade é uma homenagem a um casal que incentivou a formação da equipe, uma junção das primeiras letras dos nomes dos dois.

4 – Cinco equipes de Jaraguá do Sul já disputaram edições de Campeonatos Catarinenses: o Clube Atlético Baependi (treze vezes), a Sociedade Desportiva Acaraí (duas vezes), o Sport Club Estrella (duas vezes), além do Grêmio Esportivo Juventus e do Sport Club Jaraguá.

5 – O termo futebol de várzea surgiu inicialmente em São Paulo, quando meninos jogavam futebol em campos feitos na várzea, ou seja, às margens do rio Tietê.

6 – A data comemorativa – 19 de julho – foi criada pela CBF (Confederação Brasileira de Futebol), em 1976, em homenagem ao mais antigo time de futebol brasileiro em atividade: o Sport Club Rio Grande. O time da cidade de Rio Grande (RS) foi fundado em 19 de julho de 1900.

Confira a tabela dos principais times que participam das competições:

Times participantes – 34º Varzeano de Futebol – 2016 Campos
SER GUARANY GUARANY
SUPERMERCADO BRANDEMBURG/DUTRA ÁGUA VILA LALAU
RANGETTI MAT. DE CONSTRUÇÃO/ POSTO VICENZI COLINA
ATLÉTICO INDEPENDENTE E.C ARSEPUM
SANTO ANTÔNIO/GARTRAN LOGÍSTICA ESTRELA NEREU
S.R VITÓRIA S.R VITÓRIA
VILA LALAU VILA LALAU
KIFERRO E.C VILA LALAU
A.E ATLAS S.R VITÓRIA
REAL E.C Sem campo
TECNOPAN/ABF MECÂNICA FLAMENGO
GRÊMIO GARIBALDI GRÊMIO
SLAG SPARKA F. C Sem campo
PET CURSOS Sem campo
NACIONAL E.C ESTRADA NOVA Sem campo
SEVILLA FUTEBOL CLUBE GRÊMIO
ATLÉTICO ESCOLINHA/DESPACHANTE ZANLUCA ARSEPUM
TRANSPORTADORA NIEMAR Sem campo
ROMA E.C Sem campo
E.C UNIÃO CENTRAL JOÃO PESSOA
LEVANTE E.C Sem campo
PAULISTA FUTEBOL CLUBE Sem campo
NOVA GERAÇÃO/JOÃO PESSOA JOÃO PESSOA
CLUBE ATLETICO UNIÃO – CAU MOLHA
C.R.OPERÁRIO/ROTABELA/SIPAR Sem campo
PONTE PRETA/RADAR AUTO PEÇAS PONTE PRETA
FERREIRA F.C ARSEPUM
SC CORINTHIANS CRISTAL VIDROS/MECÂNICA ALDROVANDI FLAMENGO
STB F.C GUILHERME TRIBESS
SPORT CLUB INTERNACIONAL JARAGUÁ Sem campo
SOCIETY NEREU RAMOS ESTRELA NEREU
SOC. BARRA E.C/PRÁTICA CONTABILIDADE GRÊMIO

Primeirona (principais times)
Gremio Esportivo Cruz de Malta (Rio da Luz) – 11 titulos
Sport Clube Flamengo (Garialdi)
Sociedade Esportiva João Pessoa
Caxias (Santa Luzia)
Amizade (Guaramirim)
Soc. Vitoria (Rio da Luz Vitória)
Segundona (times participantes 2016)
Sociedade Recreativa Guarany (Rio da Luz)
Ponte Preta (Rio da Luz)
Atletico Sport Club (Rau)
Atlas/Vitória
Operário
Rio Cerro
Esporte Clube Flamengo
Internacional/Arsam
Santo Antônio
Roma Esporte Clube