O primeiro livro que tem como tema o Grêmio Esportivo Juventus vai ser lançado neste sábado (5), a partir das 10h, no Salão Social do Estádio João Marcatto. Intitulado ‘A primeira vez do Moleque’, a obra reconta, com riqueza de detalhes, como foram os 26 jogos realizados pelo ‘Time do Padre’ em seu primeiro Campeonato Catarinense. A história, que completou quatro décadas em 2016, foi resgatada pelo administrador e jornalista Henrique Porto em 290 páginas e 56 fotografias.
O evento é gratuito e na ocasião haverá venda de exemplares ao custo de R$ 50. Os livros também podem ser adquiridos na loja virtual da editora pelo site da Editora Mundo Acadêmico. Quem adquiriu seu exemplar na pré-venda, pelo site ‘Benfeitoria’, poderá retirar no evento de lançamento.
capa-livro-juventus
Capa do livro. Foto: Divulgação
O processo de escrita iniciou em fevereiro deste ano, com pesquisas ao acervo da Liga Jaraguaense de Futebol. Após, iniciaram-se as entrevistas (doze no total), a busca por conteúdo junto aos arquivos históricos de toda Santa Catarina e as consultas a historiadores de outras equipes, até o ‘quebra-cabeça’ ser montado com todas as suas peças.
“Foi um processo longo, mas recompensador. De início faltavam muitas peças, como saber quem marcou o primeiro gol, a escalação que venceu o primeiro jogo, entre outras informações essenciais”, relata o escritor. Como base para a pesquisa, foram utilizadas as edições dos periódicos A Notícia, O Estado, Jornal de Joinville, Jornal de Santa Catarina, O Correio do Povo, A Gazeta e Revista Placar.
2016_07_27-henrique-porto-livrop-camiseta-juventus-em-1-e1476447697961
Foto capa: Eduardo Montecino/OCP
Entre as histórias resgatadas e contadas no livro estão a de um goleiro que cobrava pênaltis, um massagista que também jogava na linha, um outro goleiro que costumava brilhar fora de casa, um artilheiro que chegou ao clube sem ser contratado, o jantar que era oferecido a todos os adversários, a presença marcante do Padre Elemar Scheid nas situações mais diversas, as ‘molecagens’ sobre Internacional de Lages e Joinville, uma ‘Miss Jaraguá’ juventina e outras tantas curiosidades da época.
Outras informações sobre a publicação podem ser obtidas diretamente com o autor, pelo telefone (47) 9991-0818 ou pelo e-mail henriqueporto@yahoo.com.br.
Foto de capa: Henrique Porto