Futebol Americano para elas: Jaraguá Breakers abre inscrições para o primeiro time feminino da região

Por: Elissandro Sutil

20/09/2016 - 08:09 - Atualizada em: 20/09/2016 - 08:30

Quem alguma vez disse que Futebol Americano não é coisa de mulher, nunca esteve tão enganado! Para desmistificar essa ideia, o Jaraguá Breakers está montando a primeira equipe feminina jaraguaense de Flag Football, uma modalidade que tem suas origens no Futebol Americano. As inscrições estão abertas e são direcionadas para todas as mulheres de Jaraguá do Sul e região que amem esporte e queiram fazer parte de um novo começo de história! 😀

Se você se interessou – calma que a gente explica sobre o esporte ali em baixo –, basta se inscrever enviando um e-mail para giovane@breakers.com.br, que é o contato do Giovane Takanage, o coach (técnico) da equipe. Para entrar e treinar no time não é necessário pagar mensalidade, apenas adquirir os acessórios próprios, como calça, meião, protetor bucal e chuteira.

Para se tornar uma atleta de Flag Football é necessário ter acima de 9 anos, disciplina, comprometimento com o time e que tenha os sábados disponíveis para treinos, tanto de manhã como à tarde, que acontecem na antiga recreativa Breithaupt, onde vai ser a nova sede da Faculdade Jangada, a IESC, na Rua Albino Odorizzi, Bairro Estrada Nova.

whatsapp-image-2016-09-15-at-19-26-46-1

Equipe feminina recebendo orientações do coach Giovane (ao centro) em um dos treinos. (Foto: Divulgação/Breakers)

O time já conta com 14 meninas, que estão treinando desde do dia 21 abril deste ano. É necessário um número de, pelo menos, 10 meninas para compor o grupo para jogar, mas é sempre bom ter mais atletas, para ter opções na reserva em casos de substituição, segundo Takanage.

A nova equipe ganhou o nome “Breakers Flag Football” surgiu através do apoiador Menegotti. “Eles pediram que começássemos com a categoria de base tanto masculino como feminino de flag, mas que está dando mais certo é o Flag Feminino”, comenta o coach.

Em Santa Catarina não existem campeonatos da modalidade, mas alguns times do Estado contam com equipes de Flag Football. Já em São Paulo e Rio de Janeiro existem várias competições. De acordo com Takanage, também existe a Seleção Brasileira de Flag 5×5 (entenda abaixo), que neste momento está participando do Mundial e conseguiu se classificar para as quartas de finais.

Treino Breakers Flag Football (Foto: Divulgação/Breakers)

Treino Breakers Flag Football (Foto: Divulgação/Breakers)

Entre as expectativas para o futuro do esporte está a criação de vários times de base, não concentrando apenas no adulto, além de dar mais visibilidade feminina no esporte. “Queremos também que tenha um campeonato estadual em 2017, para podermos participar conseguir nossas primeiras vitórias e fazer com que as nossas atletas consigam ir para a Seleção Brasileira, jogando fora do País”, planeja o técnico Giovane.

Qual a diferença entre o Flag Football e o Futebol Americano?

O Flag Football tem o mesmo conceito do Futebol Americano, que é um esporte de conquistar território, mas não existe contato como no outro, apenas no momento da retirada da flag (que inglês significa bandeira, e fica presa na cintura da atleta). Existem vários tipos de aplicação da modalidade, como 4×4, 5×5, 7×7, 8×8, 9×9, mas no caso de Jaraguá do Sul e no Brasil é o 5×5 que é o “sem contato”. A medida do campo é 60 jardas de comprimento, 30 jardas de largura e é divido por 2 tempos de 20 minutos.

Existem dois setores no Flag Football, o ataque e a defesa, então o time ofensivo tem a posse de bola na linha de 5 jardas do seu próprio campo e possui 3 tentativas para cruzar a linha de meio campo. Uma vez ultrapassada a linha de meio campo, a equipe terá mais 3 tentativas para marcar um touchdown. Se o time ofensivo falhar e não conquistar o touchdown, a posse de bola é trocada e a nova equipe ofensiva recomeçará na linha de 5 jardas de seu próprio campo.

Assista ao vídeo das meninas do Breakers treinando e entenda um pouquinho mais sobre o Flag:

Pra quem entende de Futebol Americano é um pouquinho mais fácil, mas e que tal ir conhecer de perto essas modalidades? Na nossa região, além agora do time feminino de Flag, que treina todos os sábados, tem o Jaraguá Breakers e o Corupá Buffalos, times de “football” como chama nos Estados Unidos.

E pra finalizar, fica a chamada dos Breakers para as meninas da região:

Bora lá? 😉