Salve, estimados! Bem-vindos a mais uma deliciosa sessão de nostalgia aqui no Por Acaso! O artigo que vocês vêem abaixo é o primeiro derivado da nossa iniciativa de promover um resgate coletivo de imagens dos anos 70, 80 e 90 de nossa cidade. A Imobiliária Engetec, que completou seus 30 anos agora em 2016, teve papel essencial como incentivador nessa ação.
Quer participar? Dá uma olhada nos álbuns ai da sua casa (antes que eles sumam) e manda o material pra gente. Vale bater foto da foto, não tem problema! Sua colaboração vai ser super bem-vinda, e de quebra você ainda pode faturar uma pizza do Madalena Chopp & Cozinha, que tal? Confere o regulamento lá no fim do post, estamos no aguardo! :)
pizza

JARAGUÁ DO SUL NAS DÉCADAS DE 70, 80 E 90

Todas imagens abaixo foram enviadas pelos participantes da primeira chamada da ação, que rendeu algumas dezenas de fotos fantásticas, às quais apresentaremos em pelo menos outros dois artigos... Preparados? Então 'bora viajar no tempo! :)
1) Casa dos Sorvetes FrutiBom
O envio é de Tatiane Joner, com a seguinte descrição: "Segue foto de duas sorveterias da minha família que funcionaram na década de 80 na Rua Reinoldo Rau, esquina com a Rua Domingos da Nova. Uma foto fica em uma esquina e outra do outro lado da rua."
A primeira foto é essa:
sorvetes-frutibom
Casa dos Sorvetes FrutiBom, Jaraguá do Sul, década de 80. Foto: Tatiane Joner, acervo pessoal
Estou muito enganado ou nessa época havia ali do lado uma verdureira? E depois de um tempo, ali também foi o endereço do Bar do Sony, não é isso?
Pra quem não se situou, olha o prédio atualmente:
Meu Boteco / Agência Cekat, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Meu Boteco / Agência Cekat, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Aqui, outro ângulo e em outro momento do prédio, em foto enviada pela leitora Suelen Schuenke, que vejam só, foi tirada de uma mesa do Gargamel Lanches!
Disse ela: "Essa foto em anexo é a banda Mothener, que tocava na Schützenfest no mês de outubro, no Centro da cidade. Abraçada com um dos integrantes está minha mãe, Elaine T. Herzog Schuenke".
Foto:
Gargamel Lanches, Jaraguá do Sul, década de 90. Foto: Suelen Schuenke, arquivo pessoal
O Gargamel Lanches, pra quem não sabe, era esse point muito louco aqui:
gargamel_lanches
Gargamel Lanches, Jaraguá do Sul, década de 90. Foto: autor desconhecido
Mas e a segunda foto que a Tatiane enviou? Segura, que lá vem mais surpresa:
sorvetes-frutibom-irio
Casa dos Sorvetes FrutiBom em seu segundo endereço, Jaraguá do Sul, década de 80. Foto: Tatiane Joner, acervo pessoal
Como está esse prédio hoje? Maior, com mais lojas, menos sorvetes (mas tem paletas!) e (beeem) menos árvores na calçada:
Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Centro comercial em Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Na comunidade Antigamente em Jaraguá, o participante Alexandre Ruysam compartilhou imagem que mostra outro ângulo destes prédios, confere:
Foto: Alexandre Ruysam, Antigamente em Jaraguá do Sul
Foto: Alexandre Ruysam, Antigamente em Jaraguá do Sul
E como está esse trecho hoje?
02b
Rua Domingos da Nova, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Pra fechar, Tatiane ainda mandou a foto da antiga fábrica da FrutiBom, que ficava na Rua José Emmendoerfer, nº44 (clique para ver atualmente), próxima aonde hoje fica o Angeloni "novo":
Fábrica da Sorvetes Frutibom, Jaraguá do Sul, década de 80. Foto: Tatiane Joner, arquivo pessoal
Fábrica da Sorvetes Frutibom, Jaraguá do Sul, década de 80. Foto: Tatiane Joner, arquivo pessoal
2) Sorvetes Alaska
Algum tempo atrás o Carlos Piske comentava na comunidade Antigamente em Jaraguá de um certo point da década de 90, onde se tomava caldo de cana no Centro da cidade. Ele publicou junto essa foto, onde no canto aparecia um pedacinho do local:
alaska
O cantinho do caldo de cana, toldo em branco e vermelho, à direita na imagem. Foto: Carlos Piske, Antigamente em Jaraguá do Sul
E qual não foi a boa surpresa quando vimos que a Tatiane Joner havia enviado mais uma mensagem, não só com fotos, mas também indicando o nome correto do point, Sorvetes Alaska? :)
sorvetes-alaska
Sorvetes Alaska, Jaraguá do Sul, década de 90. Foto: Tatiane Joner
sorvetes-alaska-2
Sorvetes Alaska, Jaraguá do Sul, década de 90. Foto: Tatiane Joner
Disse ela no e-mail: "Segue fotos da Sorveteria da minha família - SORVETES ALASKA, ficava na Avenida Marechal Deodoro da Fonseca, próximo ao Colégio Divina Providência. Ela foi inaugurada em 1991 e funcionou cerca de 15 anos. Era muito famosa pelo delicioso caldo de cana, sucos naturais e sorvetes". E era mesmo! :)
Como está o endereço hoje? Aparentemente, está no aguardo de obras:
Terreno baldio, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Terreno baldio, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Terreno baldio, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
Terreno baldio, Av. Marechal Deodoro da Fonseca, Jaraguá do Sul, 2016. Foto: Ricardo Daniel Treis
3) Uma cidade com poucos prédios
E que tal uma vista aérea pra ter uma noção ainda melhor de como era jovem essa Jaraguá nos anos 80? As contribuições abaixo foram compartilhadas por Silvio Cesar Silva. Vamos começar dando uma olhadinha na entrada da cidade:
01_legendas
Ponte Abdon Batista, década de 80. Referências 2016: 1 - Posto Cidade / 2 - Quick Dog / 3 - Caixa d'água e Pizzaria Casarão / 4 - AABB / 5 - Czerniewicz. Foto: Silvio Cesar Silva, acervo pessoal

|| CLIQUE AQUI PARA VER A FOTO ACIMA EM ALTA RESOLUÇÃO ||

Agora a visão para o outro lado, pegando todo centrão:
Foto: Silvio Cesar Silva, acervo pessoal
Centro de Jaraguá do Sul, década de 80. Referências 2016: 1 - Sacramentum Pub / 2 - Hotel Nelo / 3 - Grafipel / 4 - Palco da Praça Ângelo Piazera / 5 - Reinoldo Rau / 6 - Ferrazza Café e Bar. Foto: Silvio Cesar Silva, acervo pessoal

|| CLIQUE AQUI PARA VER A FOTO ACIMA EM ALTA RESOLUÇÃO ||

E pra fechar, um plano geral com tudo:
Foto: Silvio Cesar Silva, acervo pessoal
Centro de Jaraguá do Sul, década de 80 (estimado). Referências 2016: 1 - Scar / 2 - Edifício Jaraguá / 3 - Jaraguá Park Shopping / 4 - Morro da Brasília / 5 - Reinoldo Rau / 6 - Cemitério do Centro. Foto: Silvio Cesar Silva, acervo pessoal

|| CLIQUE AQUI PARA VER A FOTO ACIMA EM ALTA RESOLUÇÃO ||

Um detalhe que certamente chama a atenção na foto acima é a ausência do Edifício Jaraguá, não é mesmo? Segura então essa outra imagem, de alguns anos depois, agora com o prédio:
Foto Victor Bento, São José dos Pinhais. JGS década de 70, logo após a conclusão do Edifício Jaraguá. - Acervo Particular LLZH
Foto Victor Bento, São José dos Pinhais. Jaraguá do Sul na década de 80, logo após a conclusão do Edifício Jaraguá, compartilhada por Loreno Hagedorn.

|| CLIQUE AQUI PARA VER A FOTO ACIMA EM ALTA RESOLUÇÃO ||

Na época da venda dos apartamentos era preciso anúncio bilíngue em alemão e português pra atingir o público jaraguaense! "Uma ótima localização, na Rua Epitácio Pessoa, um das mais tranquilas ruas de Jaraguá do Sul" dizia a peça, que anunciava a data de entrega da obra para maio de 1982:
Imagem: Mariana Kretzer, Antigamente em Jaraguá
Imagem: Mariana Kretzer, Antigamente em Jaraguá
E dizer que a década de 80 e suas peculiaridades nem parece tão distante, hein?
---
FIM DA PARTE 1 - Saiba quando virá a parte 2
Seja informado quando a próxima galeria entrar no ar! Clique aqui, ou deixe seu e-mail na caixa de comentários, ou envie mensagem para contato@poracaso.com pedindo para entrar na nossa lista de contatos. Prometemos, não será enviado spam ou conteúdo que não seja do seu interesse. ;)
---
ENVIE SUAS FOTOS ANTIGAS - Contribua e ainda concorra a uma pizza no Mada
pizza
Se você tem ai no seu álbum de família uma foto que mostre um pedaço dessa Jaraguá nostálgica, mande pra gente!  A cada 15 e-mails vamos sortear uma pizza do Madalena Chopp & Cozinha entre os participantes…
As regrinhas são simples:
– Faça o envio das fotos para o e-mail contato@poracaso.com, incluindo seu número de telefone e a legenda da imagem;
– A foto pode conter pessoas, mas DEVE MOSTRAR PELO MENOS ALGUM DETALHE de prédio, estabelecimento ou local da cidade que mudou bastante ou não existe mais;
– São válidas preferencialmente fotos das décadas de 70, 80 e 90. Mas se você tiver fotos mais antigas ou então de algum lugar que foi tirada NO INÍCIO dos anos 2000, pode passar também;
– Se não conseguir escanear a imagem, tire uma foto da fotografia e mande mesmo assim;
– A foto precisa ser do SEU acervo! Não valem fotos que foram encontradas no Google, sites ou em comunidades no Facebook;
– A cada 15 e-mails recebidos, um sorteio será feito. As chances de ganhar são bem altas! ;)
Ajudem no resgate e preservação da memória da cidade, aguardamos suas contribuições!
---
Resgate de imagens antigas, confira aqui o primeiro artigo sobre o tema!