Fotógrafo de Florianópolis apresenta Mukaba no MACRS

Por: Emilly Leal

22/10/2018 - 06:10 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:10

O fotógrafo de Florianópolis, Eneléo Alcides, apresenta, a partir do dia 23 de outubro, às 19h, a exposição Mukabata na Sotero Cosme Gallery do Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul, situado na Casa de Cultura Mario Quintana.

Conjunto de fotografias e vídeos capturados nos altos dos rios Tarauacá e Jordão, fronteira do Brasil com o Peru, na Amazônia Ocidental.

“Mukabata trata de um olhar estrangeiro lançado sobre um grupo nativo de origem pré-colombiana, expondo sua familiaridade e também o estranhamento provocado pelo encontro inter étnico e da improbabilidade dessa comunicação”, destaca Eneléo.

Sobre o significado de Mukabata, o artista explica: “Muka/amargo/Bata/doce são elementos e forças transformadoras com poder de curar e matar. Muita confusão ainda transborda nos encontros entre Huni Kuins (gente verdadeira), Nawas (povos) e o mundo industrializado.

Mukabata | Foto Divulgação.

“Do genocídio à tutela, do mito do selvagem ao mito da preservação da originalidade dos povos, esses encontros, necessários, ainda ocorrem com incomunicabilidades de idiomas, valores e perspectivas.”

“Entre inocências e sagacidades, entre imaginários idílicos e cotidianos concretos, as transformações seguem seus cursos, destruindo ou revigorando. Mukabata trata da experiência de um desses encontros”, comenta Alcides.

A exposição, que fica aberta ao público até 21 de novembro, tem curadoria de Rosângela Miranda Cherem e Fabrício Tomazi Peixoto.

Mukabata | Foto Divulgação.

Sobre o fotógrafo

Eneléo Alcides é gestor cultural e fotógrafo. Realiza pesquisa pós-doutoral sobre Artes Visuais e Antropologia na linha de Teoria e História da Arte no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Universidade do Estado de Santa Cataria (Udesc).

Está envolvido com o mundo da arte contemporânea e desde 2013 é diretor da Fundação Cultural Badesc, um dos principais espaços expositivos de Santa Catarina.

Eneleo Alcides | Foto Rubens Flôres

Serviço

Abertura da exposição Mukabata, do fotógrafo Eneléo Alcides
Data: 23/10 – terça-feira, às 19h;
Local: Sotero Cosme Gallery – 6º andar da Casa de Cultura Mário Quintana – Museu de Arte Contemporânea do Rio Grande do Sul (MACRS) – Rua dos Andradas, 736 – Centro Histórico, Porto Alegre – RS.
Entrada: gratuita;
Visitação: terça à sexta, das 09h às 18h30 – sábados, domingos e feriados, das 12h às 18h30;
Exposição aberta até: 21 de novembro.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp? Clique aqui