Fotógrafa Lair Bernardoni volta ao livro 12 anos depois

Por: Rubens Herbst

28/02/2019 - 09:02 - Atualizada em: 28/08/2019 - 23:08

Única fotógrafa latino-americana no banco de imagens mais famoso do mundo, a francisquense Lair Leoni Bernardoni está de volta às livrarias após um hiato de 12 anos. O novo livro, “Rotas Lairianas”, é composto de imagens e prosa poética da fotógrafa internacional e escritora. O lançamento, com o selo da Editora Letradágua, acontece nesta quinta-feira (28), às 20h, no Shopping Balneário, em Balneário Camboriú.

Como indica o título, a obra reúne dois traços marcantes da artista: suas viagens em torno do mundo e o seu lirismo que é passaporte da sua trajetória na vida e na arte. Segundo o editor Joel Gehlen o novo livro é um cardiopassaporte, que nos faz valsar entre terras e trilhos que não se deixam medir nas distâncias, mas pelas milhagens da indecifrável emoção.

A obra fotográfica de Lair Bernardoni ganhou o mundo na década de 1980, quando ingressou no elenco do The Image Bank, sendo comercializada em países do Ocidente e Oriente, nas 76 sucursais que dispunha o banco de imagens mais famoso do mundo.

No Brasil e no exterior, suas imagens espelharam capas de livros, perfumes, discos e peças publicitárias de grandes empresas. Única fotógrafa-mulher da América Latina nesse seletíssimo grupo criativo, sua criação integra também acervos museográficos, como o Musée Français de la Photographie, parte integrante do Museu do Louvre, em França.

Lair realizou inúmeras exposições individuais no Brasil, inclusive no MASP (Museu de Arte de São Paulo) e nas principais capitais do mundo, como Roma (1986), Paris (1987), Nova York (1990), Viena (1991), Washington (1993) e Atenas (1996). Em abril de 2013, realizou sua última grande exposição, no Museu de Arte de Santa Catarina, em Florianópolis, comemorativa aos 30 anos de atividade na fotografia.

Notícias no celular

Whatsapp

Rubens Herbst

Orelhada é um espaço dedicado a tudo o que acontece no cenário cultural da região de Jaraguá do Sul e Joinville.