Fora do comum: as creches de Jaraguá que atendem quase 24 horas por dia

Por: Elissandro Sutil

20/07/2016 - 11:07 - Atualizada em: 20/07/2016 - 14:26

Com os horários diferenciados adotados pelas indústrias aqui de Jaraguá do Sul, os trabalhadores precisam achar um jeito para deixar os filhos pequenos em segurança enquanto trabalham. Ter familiares por perto sempre quebra um galho, mas a quem não tem, as creches se tornam a opção mais desejada.

Mas com elas, há outro problema: o horário. Quem trabalha no primeiro (de manhã) e terceiro turno (à noite) precisa remanejar a rotina e buscar outras opções, já que são períodos ou muito cedo ou muito tarde para conseguir atendimento.

O que muitos jaraguaenses não sabem é que o município conta com duas creches que funcionam em horários bem diferente das outras, justamente para atender a esses trabalhadores que precisam deixar os filhos nesses períodos. São elas:

Centro Municipal de Educação Infantil Rosa Maria Donini, no Bairro Vila Lalau

Centro Municipal de Educação Infantil Wolfgang Weege, no Bairro Barra do Rio Cerro

Os dois Centros funcionam das 4h às 23h45 – diferente dos outros que começam por volta das 6h15 e terminam no fim da tarde – para atenderem os pais que vão trabalhar bem cedinho ou os que voltam bem tarde pra casa. A faixa etária de atendimento em turnos é dos 4 meses aos 3 anos. Depois disso as crianças são encaminhados para o ensino regular da Educação Infantil.

De acordo com a diretora de Educação Infantil, Graciosa Otília Fock, da Secretaria de Educação do município, esse formato de atendimento acontece há cerca de 20 anos. Ela explica que na época, as creches do município eram vinculadas à Assistência Social e com o tempo o Ministério da Educação foi mudando o formato. “Hoje temos duas porque o MEC nos dá essa flexibilidade, mas perante à lei não podemos mais implantar esse sistema em outros Centros”, explica.

A concorrência de vagas é sempre grande, assim como em todas as creches da cidade, mas segundo Graciosa é possível atender praticamente a todos os pais que têm a necessidade de flexibilidade de horários. “O que acontece é que durante o ano muitas crianças nascem e essa fila aumenta gradativamente”, comenta a diretora.

Chegar à escola de madrugada é dose, mas em compensação a única atividade prevista para as crianças nesse período é uma boa soneca até as 6h30, seguida de um belo café da manhã – assim como as crianças que ficam durante à noite, que também têm direito a soneca e as refeições necessárias.

cmei-wolfgang-weege

Foto: Divulgação/PMJS

O Centro de Educação Infantil Rosa Maria Donini atende aproximadamente 250 crianças, já o Wolfgang Weege chega a atender de 450 a 500 crianças (inclusas as que frequentam o horário normal da creche).

Se você tem filhos pequenos e trabalha em um desses turnos bem diferentes, precisa ficar ligado no período de inscrição para as creches, que ocorre geralmente em novembro. As informações são divulgadas no site da Secretaria de Educação.

Foto da capa: Centro Municipal de Educação Infantil Rosa Maria Donini / Imagem via Google Maps