Pessoas interessadas por teatro, ou entusiastas, que ainda não têm experiência em atuação, podem se inscrever para participar do projeto “Improvise-se: Desenvolvimento Pessoal Através do Teatro”, promovido pela Cia Clandestinos, em Florianópolis. As inscrições gratuitas abrem no dia 14 de julho e poderão ser feitas no formulário disponível na bio do perfil @clandestinoscia.
Segundo Pati Pimenta, responsável pela direção de produção do projeto, a proposta da oficina, que é inédita na cidade, busca utilizar as práticas da improvisação teatral para estimular o desenvolvimento de habilidades fundamentais como comunicação, escuta ativa, criatividade, resiliência e trabalho em equipe.
“Se, assim como nós, você é apaixonado pelo improviso, explore a transformação que o teatro pode proporcionar. Se deseja se comunicar melhor, se expressar com mais liberdade e aprender de forma leve e divertida em grupo, essa é a oportunidade”, destaca Pati.
As inscrições podem ser feitas de 14 de julho até o dia 18 de agosto de 2025, pelo formulário disponibilizado na bio do @clandestinoscia. No mesmo perfil, em 25 de agosto, serão divulgados os nomes dos selecionados.
Quatro encontros
Serão quatro encontros de improvisação teatral conduzidos pelos professores da Cia Clandestinos: Tiago Franckini (Cabelo), Gabi Roumeliotis, Luccas Oliva e Eduardo Beziaco (Tatu), artistas com ampla experiência em criação colaborativa e pesquisa cênica.
As aulas, com coordenação pedagógica de Natanael Vieira, acontecerão aos sábados, nos dias 6 e 20 de setembro, 4 e 18 de outubro, sempre das 10h às 13h, na Marquee Productions, localizada no Saco dos Limões, em Florianópolis.
Os encontros contarão com intérprete de Libras e serão voltados ao desenvolvimento de habilidades como comunicação, escuta ativa, criatividade, resiliência e trabalho em equipe, por meio das práticas do teatro de improviso. “Em cada dia será promovida uma dinâmica interativa, estimulando a criatividade e a colaboração em grupo”, compartilha Pati.
Proposta executada pelo Governo do Estado de Santa Catarina, por meio da Fundação Catarinense de Cultura (FCC), com recursos do Governo Federal e da Política Nacional Aldir Blanc.
Sobre a Cia Clandestinos
Criada em 2018 na cidade de Florianópolis, a companhia teatral Cia Clandestinos surgiu de um núcleo de estudos que se reunia semanalmente para aprofundar o conhecimento na linguagem do improviso, com foco em dramaturgia de formato longo (long-form).
Em 2020, lançou o experimento online “Edifício Cosmopolitan”, realizado em parceria com a Cia Risas y Rebeldía, e, desde o retorno às apresentações presenciais, levou aos palcos os espetáculos “O Banco”, “Sem Papéis” e “Suspeitos”. Em 2024, suas atividades impactaram cerca de mil pessoas nas cidades de Florianópolis e Curitiba.
As ações da companhia, formada por artistas engajados na pesquisa e criação artística voltada ao Teatro de Improvisação, têm como alicerce a investigação prática e teórica da linguagem do improviso, buscando uma poética própria que valorize o processo criativo fundamentado na pesquisa contínua e no aprofundamento da dramaturgia improvisada.
Ficha Técnica
- Direção de Produção: Patri Pimenta
- Produção Executiva e Coordenação Geral: Luanda Wilk
- Assistente de Produção: Bruna Ferracioli
- Designer Gráfico: Lara Lodi
- Assessoria de imprensa: Juliano Zanotelli
- Produtora de Acessibilidade: Thuanny Galdino
- Fotógrafo: Erick Boell
- Social Media: Carol Belloc
- Professores: Tiago Franckini (Cabelo), Gabi Roumeliotis, Luccas Oliva e Eduardo Beziaco (Tatu)
- Coordenação pedagógica: Natanael Vieira
- Espaço para oficinas: Marquee Productions