A 23ª edição do Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM começa nesta quinta-feira (26) com programação de tirar o fôlego. Já no primeiro dia, os fãs de cinema poderão assistir ao documentário Eduardo Galeano Vagamundo, dirigido por Felipe Nepomuceno.

Na edição deste ano, os filmes serão apresentados nas salas do Beiramar Shopping, no Hotel Majestic e no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC).

A obra, que surgiu a partir de uma entrevista com o grande escritor e jornalista uruguaio, mescla trechos da entrevista com a leitura de alguns de seus contos e crônicas por personalidades como o ator argentino Ricardo Darín, o escritor moçambicano Mia Couto e o ator brasileiro Paulo José.

O filme faz parte da mostra competitiva Doc-FAM e será exibido em duas sessões, às 16 horas e às 19h15. A segunda sessão será seguida de um debate com o diretor do Felipe Nepomuceno.

Também é destaque na programação o filme O Paciente – O Caso Tancredo Neves, com o consagrado ator Othon Bastos como personagem principal. Dirigido por Sergio Rezende, o longa de ficção retrata as angústias, o medo e a ansiedade de Tancredo quanto ao seu destino como presidente e quanto ao futuro do país. Uma maratona dos filmes De Pernas Pro Ar, estrelados pela atriz Ingrid Guimarães, também faz parte do primeiro dia de festival.

Dia Nacional do Surdo

Crisálida – O Filme, dirigido por Serginho Melo, retrata o universo de jovens surdos que enfrentam os desafios de uma sociedade desenhada para ouvintes e estréia no FAM no Dia Nacional do Surdo, celebrado em 26 de setembro.

O filme contará com recursos de acessibilidade para pessoas cegas (audiodescrição), surdas e ensurdecidas (janela de Libras). As sessões dos filmes O Paciente – O Caso Tancredo Neves e De Pernas Pro Ar 3 também serão acessíveis a esse público.

A programação completa do Festival, que segue até o dia 02 de outubro e conta também com seminários, oficinas, palestras e encontros de mercado, está disponível no site www.famdetodos.com.br.

Receba as notícias do OCP pelo WhatsApp: