Fique de olho: novos botões do Facebook serão liberados a partir desta quarta no Brasil

Por: OCP News Jaraguá do Sul

24/02/2016 - 12:02 - Atualizada em: 24/02/2016 - 12:04

Não se assuste se as publicações no Facebook começarem a serem bombardeadas por carinhas amarelas com nomes engraçados como “Uau”, “Amei” e “Grr”. A partir desta quarta-feira, dia 24, os usuários do Facebook no Brasil poderão fazer mais do que “curtir” um post na rede social, já que o site começa a liberar as “reações”, botões em forma de emoji que expressam mais do que só a aprovação do “joinha”.

Em inglês, os cinco novos botões se chamavam: “Love”, “Haha”, “Wow”, “Sad” e “Angry”. No Brasil, as reações passarão a ser “Amei”, “Haha”, “Uau”, “Triste” e “Grr”, respectivamente. A novidade será liberada gradualmente.

Para as novas opções aparecerem, o usuário tem de manter pressionado o ícone do botão “curtir”. Ao passar o dedo sobre as imagens, elas interagem, cada um conforme a sua emoção. O “Triste” olha cabisbaixo e chora enquanto o “Grr”, já vermelho de raiva, mexe a cabeça para o lado em sinal de desaprovação.

Os novos botões serão usados apenas para avaliar publicações, ou seja, não poderão ser incluídos em comentários, posts ou em conversas pelo bate-papo. Dessa forma, não substituirão as outras opções de imagens animadas da rede.

Lançadas em outubro, as alternativas ao “curtir” eram testadas em sete países (Espanha, Irlanda, Chile, Portugal, Filipinas, Japão e Colômbia).

Nosso correspondente internacional, o João, já teve contato com os botões.

Nosso correspondente internacional, o João, já está experimentando as novas reações.

Quando surgiram, eram seis e não cinco “reações”. Antes da expansão mundial, o Facebook eliminou o “Yay”, um emoji com funções parecidas com as do “Haha”. Assim como já houve a exclusão de uma “reação”, a inclusão de novas não é descartada.

Fonte: G1.