Fim do mês, a grana está curtíssima, mas a vontade de sair e ver algo que faça bem aos sentidos não se abala. Qual a melhor saída? Eventos gratuitos, lógico. Orelhada elencou oito deles que podem fazer seu final de semana mais divertido sem precisar necessariamente botar a mão no bolso.

1 - Luciano da Costa Pereira

“Referencial Abstrato” é a exposição com trabalhos em desenho, colagem e pintura que o artista inaugura na galeria da Casa da Cultura.Com curadoria de Gleber Pieniz, a mostra reúne pela primeira vez os trabalhos produzidos por Costa Pereira nos últimos três anos e propõe um percurso visual por  sua atuação entre a pesquisa pessoal no ateliê e as práticas como professor de desenho e pintura.

Quando: sábado (28), às 10h, na Galeria Victor Kursancew (Casa da Cultura).

 

2 - Clube de Dramaturgia

O terceiro encontro do clube – criado para estimular a leitura de clássicos e obras contemporâneas do teatro e instigar novas produções dramatúrgicas em Joinville – abordará a peça “A Santa Joana dos Matadouros”, de Bertolt Brecht.

Quando: sábado (28), às 19h, no galpão da Ajote (Cidadela Cultural).

 

3 – Dominäria + KSA

Noitada rocker com o trio Domiäria, há quase dez anos esquentando palcos locais com covers do indie rock gringo. Já a KSA – que reúne membros de banda como Carbonarantes, Voluttà e Blasè - faz sua estreia ao vivo abraçando a casa grunge.

Quando: sábado (28), às 20h, no Garage (av. Procópio Gomes, 1.300).

4 – Palcos abertos

No último dia do 36º Festival de Dança de Joinville, apenas o palco aberto da Feira da Sapatilha contará com apresentações. Mesmo assim, elas acontecerão ao longo de todo o sábado, com uma variedade grande de estilos e grupos mostrando o que sabem fazer.

Quando: sábado (28), das 10h às 20h, na Feira da Sapatilha (Expocentro Edmundo Dobrawa).

 

5 - Cinema francês

No último dia do Festival de Cinema Francês promovida pela Aliança Francesa, o filme em cartaz é "Tomboy" (2012).  Nele, Laurie, uma menina de 10 anos com dificuldades de socializar, se faz passar por garoto para fazer amizade com as crianças da vizinhança, mas sua crescente conexão com a amiga Lisa acaba gerando uma crise de identidade.

Quando: sábado (28), às 19h, no Circolo Italiano (rua Prof. Senhorinha Soares, 62).

 

6 - Festa “Quase Junina”

No fechamento do mês, a Cervejaria Zeit promove mais um encontro à base de cervejas artesanais, gastronomia, produtos variados, recreação infantil (com o Arte para Todos), caricaturas com os Irmãos Feitosa, entre outras atrações. A trilha sonora fica a cargo do TnG Duo e das bandas Carabina, Forrobodó e TerrAvista.

Quando: domingo (29), das 11h às 20h, na Cervejaria Zeit (av. Edgar Nelson Meister, 282).

 

7 - Mercado de Pulgas

Uma verdadeira festa para os amantes da cultura vintage (ou old school, se preferir). Na programação, feira de antiguidades, venda de vinis, produtos de brechó e sebo, discotecagem com o casal William e Cherry e shows com Gipsy Jazz e André Ribeiro.

Quando: domingo (29), a partir das 10h, na Casa Pé Pablito (rua Porto União, 1.213).



8 - Cia. Palhaça sem Lona

O grupo de Porto Alegre apresenta o espetáculo “Surpresa”, que mostra a palhaça Marmotta em seu universo particular e solitário. Porém, este é um dia especial: é quando uma pessoa muito importante será surpreendida por uma festa em sua homenagem, e é Marmotta a responsável pelos preparativos.

Quando: domingo (29), às 19h, no teatro do Sesc.