Para deixar a cidade ainda mais orgulhosa o filme “O Vale”, produzido em Jaraguá do Sul, agora está concorrendo ao 52º Annual Worldfest-Houston, um festival de cinema criado em 1961 e o mais antigo festival independente de cinema e vídeo do mundo. O filme concorre na categoria curta-metragem.
O filme conta a história de Theu, um jaraguaense que após 10 anos morando na Itália, volta para sua cidade natal com a oportunidade de reencontrar seus colegas do ensino médio.
O curta traz uma narrativa que fala de reencontros, perdas e mudanças, mas que mesmo com o tempo e a distância, a amizade dessas pessoas permanece intacta.
4.500 filmes foram inscritos no festival e apenas 15% destes são selecionados para a etapa seguinte e ganham o Remi Award, que é um selo do festival, que pode ser usado no filme.
“O Vale” teve a honra de ganhar este selo e agora está na segunda etapa da premiação que acontece entre os dias 5 e 14 de abril.
Segundo Guilherme Fernandes, ator e produtor do filme, este selo mostra que o filme foi agraciado com o reconhecimento do festival. Este já é o segundo selo conquistado pela produção jaraguaense, o primeiro foi no festival Pedra Azul, realizado no Espírito Santo.
Assista ao trailer
O ator conta que o roteiro foi escrito pelo casal, dentro do carro indo de Jaraguá do Sul para a Praia do Rosa, que fica em Imbituba, a 90km de Florianópolis.
As gravações foram feitas em fevereiro de 2018 em apenas cinco dias. Isso aconteceu porque como o curta é uma produção independente e os atores vinham de outras cidades era preciso fazer o filme mais rápido possível.
Como o filme foi exibido no Festival de Cinema de Jaraguá do Sul, foi preciso correr para que ficasse pronto até o inicio de maio. Quem ajudou Guilherme e Zaira nas produções foi Lucas Bogo, produtor audiovisual.
Quando o filme foi concluído, a equipe procurou uma distribuidora que ficou responsável por vender o conteúdo para plataformas como a Netflix. “Ainda não tem onde assistir o filme, mas pensamos em reservar horários alternativos no cinema em Jaraguá do Sul e fazer eventos na cidade para as pessoas assistirem”, conta Guilherme.
“Sinto que estou no caminho certo, ainda mais com esse primeiro reconhecimento internacional”, garante. “Estou muito feliz”, comemora o ator que será jurado no Festival de Cinema deste ano.
O artista Guilherme Fernandes já recebeu o prêmio de melhor ator no Troféu Gralha Azul, no Paraná. Já fez parte do elenco de Malhação e Deus Salve o Rei, na Globo.
A equipe está se organizando para ir pessoalmente ao Worldfest-Houston. Além deste festival, eles já inscreveram o filme outro festival que acontecerá na Califórnia e caso encontrem outros festivais em que a produção se encaixe, irão inscrevê-lo também.
Quer receber as notícias do Por Acaso no WhatsApp? Clique aqui!