Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Filme joinvilense “Chamas da Coragem” homenageia bombeiros voluntários com estreia gratuita neste sábado (23)

Fotos: Chico Maurente/Divulgação

Por: Elisângela Pezzutti

19/05/2026 - 14:05 - Atualizada em: 19/05/2026 - 15:02

Após viver situações traumáticas, Marcos, um bombeiro voluntário e pai solo, prometeu ao filho que não colocaria mais sua vida em perigo. Porém, uma nova emergência surge e ele se vê diante da decisão mais difícil de sua vida: manter sua promessa ou arriscar tudo novamente para salvar outras pessoas.

Essa é a trama central do curta-metragem “Chamas da Coragem”, produção joinvilense que estreia neste sábado, 23 de maio, no GNC Cinemas do Garten Shopping. Com entrada gratuita, o filme terá duas sessões (às 10h e às 11h), com intérprete de Libras, e presta uma grande homenagem ao trabalho dos Bombeiros Voluntários de Joinville.

“Mais do que um filme sobre a profissão, Chamas da Coragem é uma homenagem a pessoas reais que escolhem enfrentar o medo diariamente para salvar vidas”, afirma o cineasta joinvilense Cristiano Cardoso, diretor do filme.

Segundo Cristiano, o filme foge do heroísmo idealizado, trazendo uma visão mais humana sobre os desafios emocionais enfrentados por esses profissionais, seus medos e conflitos internos. “O curta busca provocar reflexões sobre coragem, humanidade, sacrifício, saúde mental e resiliência, aproximando o público da realidade psicológica enfrentada pelos bombeiros e consequentemente valorizando o trabalho exercido por esses profissionais”, explica Cristiano.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Após a estreia em Joinville, o filme deve circular em festivais e mostras de cinema. O projeto foi viabilizado por meio do Mecenato do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura (SIMDEC) de Joinville, edital de 2024.

Fogo real, capotamento e bombeiros como dublês

A gravação de “Chamas da Coragem” ocorreu ao longo de 10 diárias em meados do ano passado e envolveu uma estrutura cinematográfica complexa. Além do próprio Corpo de Bombeiros Voluntários, no Nova Brasília, há cenas em outros bairros de Joinville, entre eles Itaum, Floresta e Saguaçú.

Entre os maiores desafios da produção estavam a simulação de acidentes, ambientes destruídos e o uso de fogo real. O cenário da sala em chamas, por exemplo, levou semanas para ser construído.

Para garantir o realismo e a segurança, as sequências de emergência e capotamento de carros foram minuciosamente planejadas. “Nas cenas que envolveram fogo, contamos com a presença de bombeiros profissionais responsáveis por toda a segurança do ambiente durante as gravações”, explica Cristiano.

Outro diferencial do filme foi o envolvimento direto da própria corporação dos Bombeiros Voluntários de Joinville, que atuaram como consultores técnicos e até como dublês nas cenas de maior risco. “A equipe buscou estar próxima da corporação durante todo o processo criativo e operacional. Sem o apoio dos Bombeiros Voluntários, o filme simplesmente não seria possível”, concluí Cristiano.

Diretor com trajetória internacional

Natural de Joinville, Cristiano Cardoso se formou em Cinema nos Estados Unidos, pela Santa Monica College, em Los Angeles/CA, com especialização em Direção e Produção. No exterior, participou de mais de 30 produções audiovisuais, entre longas-metragens, curtas, programas de TV e videoclipes.

No Brasil, dirigiu projetos para grandes marcas como VIVO, Nike, Brastemp e Tigre, além de documentários como “Bicicletas”, exibido no Canal Futura, e “Bolshoi 21 anos”. Sua carreira também inclui premiações internacionais, como o curta “Cora”, vencedor de Melhor Filme no Festival de Cinema Independente de Praga 2016 e selecionado para a mostra paralela do Festival de Cannes, além de videoclipes animados para a banda Natiruts, que somam mais de 7 milhões de visualizações no YouTube.


Serviço:

O quê: Lançamento do curta-metragem Chamas de Coragem.
Quando: Sábado, 23 de maio, às 10h e às 11h.
Onde: GNC Cinemas do Garten Shopping (Avenida Rolf Wiest, 333 – Bom Retiro).
Quanto: Entrada gratuita.

Confira fotos dos bastidores:

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Elisângela Pezzutti

Graduada em Comunicação Social pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Atua na área jornalística há mais de 25 anos, com experiência em reportagem, assessoria de imprensa e edição de textos.