Esqueceu de pagar aquela conta? Calma! Ela poderá ser paga em qualquer banco, não apenas naquele marcado no boleto. A novidade foi anunciada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos), e começa a valer a partir de março, em todos os bancos que aderirem à nova plataforma de pagamentos.

"A Nova Plataforma de Cobrança trará benefícios para o consumidor e para a sociedade, como maior facilidade no pagamento de contas vencidas, além de evitar o envio de boletos não autorizados”, afirma Walter Tadeu de Faria, diretor-adjunto de Negócios e Operações da federação, em entrevista ao G1.

De acordo com a associação, o sistema atual de cobrança funciona há mais de 20 anos e precisava ser atualizado. Com a mudança, além do pagamento após vencimento em qualquer agência bancária participante, a nova plataforma permitirá a identificação do CPF do pagador, facilitando o rastreamento de pagamentos.

Quando o consumidor fizer o pagamento, será feita uma consulta à nova plataforma para checar as informações. Se os dados do boleto coincidirem com aqueles que constam no sistema a ser implantado, a operação é validada.

"Se houver divergência de informações, o pagamento do boleto não será autorizado e o consumidor poderá realizar o pagamento exclusivamente no banco que emitiu a cobrança, uma vez que essa instituição terá condições de fazer as checagens necessárias", afirma a Febraban.

Agora é só esperar para saber quais bancos vão aderir à plataforma e facilitar a vida dos clientes. :)

Fonte: G1

Foto: Artur Lira/G1