Estão prorrogadas até o dia 15 de agosto as inscrições para a 32ª edição do Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau, o Fitub, realizado pela Universidade Regional de Blumenau (FURB), com apoio da Fundação Catarinense de Cultura e do Governo do Estado de Santa Catarina.

Essa edição pretende mostrar como artistas e estudantes estão enfrentando a pandemia, apontando possíveis lugares de ocupação e possibilidades para lidar com a realidade atual, e levar a poesia teatral para o público que acompanha o Fitub há anos. “O evento virtual pretende ser um termômetro “bastante concreto do impacto que a pandemia teve nas artes cênicas, principalmente na classe estudantil”, comenta Fábio Hostert, coordenador do Festival.

O 32º Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau - FITUB, que será realizado no período de 14 a 23 de outubro de 2021.

Podem se inscrever no Festival grupos de teatro vinculados a Instituições de Ensino de Nível Superior (IES), ligadas a atividades de ensino, pesquisa e extensão, Escolas Técnicas de Nível Médio que estejam devidamente credenciadas pelo competente órgão nacional de educação, e Escolas Livres de TeatroO edital e todas as informações estão disponíveis em www.furb.br/fitub

A divulgação dos espetáculos selecionados está prevista para acontecer a partir de 23 de agosto de 2021.

Em função da continuidade da pandemia de Covid-19 no Brasil e em Santa Catarina, o Festival definiu que as atividades da 32° edição serão realizadas de forma remota, mediadas pela tecnologia. Além dos espetáculos que serão transmitidos pelo canal da FURB TV no YouTube, também serão promovidas discussões, palestras, oficinas e rodas de conversas. As inscrições podem ser feitas até o dia 08 de agosto.

Conheça o Fitub

O Festival Internacional de Teatro Universitário de Blumenau é hoje um dos mais importantes e longevos eventos de ensino, pesquisa e extensão do calendário do teatro universitário brasileiro e sul-americano. Ao longo dos anos, o Fitub costuma reunir em média 200 artistas, entre grupos selecionados e convidados para atividades artísticas e formativas, 120 pesquisadores de universidades do Brasil e exterior, e um público espectador de mais de 12 mil pessoas, atendidas diretamente, a cada edição. Além disso, trabalha com uma equipe de mais de 100 pessoas e realiza formação em teatro para mais de 200 pessoas, entre alunos de teatro e professores da rede de ensino.

O Festival não é realizado desde 2019, e durante esse tempo aconteceram diversas tratativas para garantir a sua continuidade. Entre elas estão diálogos de gabinete, rodas de conversa e o próprio Fórum Fitub, na intenção de criar caminhos possíveis para a manutenção e realização do Festival. Além disso, o movimento estudantil, muito ligado ao Fitub, também contribuiu para manter as discussões nesses dois anos.

A edição de 2021 será realizada por meio de convênio com a Fundação Catarinense de Cultura (FCC) e recursos destinados por emenda parlamentar pela então deputada estadual Ana Paula Lima (2018), hoje suplente à câmara federal.

O Festival tem como objetivo estimular o desenvolvimento artístico e cultural do estado de Santa Catarina, além de projetar a FURB no âmbito nacional e da América Latina. Ele é uma fonte multiplicadora e irradiadora de saberes que se harmonizam por meio da síntese entre ensino, pesquisa e extensão.

Perguntas como quais alternativas estão sendo desenvolvidas para que as produções não parem de ser realizadas e pesquisadas, como fazer com que as obras cheguem ao público mesmo com a distância e de forma online, além de como tocar os espectadores sem estar realmente presente são algumas das questões que a 32ª edição do Fitub pretende abordar.

“Temos um desafio bem grande e esperamos que o Fitub consiga trazer mais olhares e possibilidades para que esse lugar se amplie, já que ainda estamos em um cenário pandêmico, e para a nossa classe artística é possível que isso ainda se estenda por algum tempo”, pontua Hostert.

Receba as notícias de Blumenau e região pelo WhatsApp clicando aqui.