Festival Internacional de Inverno Musicarium terá apresentações gratuitas em Joinville

Prefeitura de Joinville/Reprodução

Por: Marcelo Ferreira

24/07/2024 - 10:07

O Festival Internacional de Inverno Musicarium começa dia 22 e promete uma semana intensa de atividades artísticas e pedagógicas que contribuirão significativamente para a formação de jovens músicos. Organizado pelo Musicarium Academia Filarmônica Brasileira, o festival contará com a presença de sete renomados profissionais vindos do Rio Grande do Sul, Paraná, Argentina e Espanha. Esses especialistas se juntarão aos professores do Musicarium para oferecer masterclasses e ensaios enriquecedores aos alunos.

A diversidade de professores proporciona uma experiência única de troca de conhecimentos e aprimoramento técnico. Essa interação é essencial para a formação de excelência dos jovens músicos do Musicarium, fortalecendo suas habilidades e ampliando seus horizontes musicais”, destaca Sergio Ogawa, diretor-presidente e maestro do Musicarium.

Concertos Abertos à Comunidade

Os resultados de todo o trabalho desenvolvido durante o festival serão apresentados em uma série de concertos abertos ao público, que ocorrerão entre os dias 22 e 25 de julho, em Joinville, no Coree Excellence Center. O festival culminará com um concerto especial, o Musicarium in Concert, em Blumenau, no dia 27 de julho. Este evento será realizado em parceria com a Tigre e o Instituto Carlos Roberto Hansen (ICRH), comemorando os 200 anos da imigração alemã no Brasil.

Reserva de Ingressos

Os ingressos para os concertos do Festival Internacional de Inverno Musicarium, em Joinville, estarão disponíveis para reserva a partir do dia 18 de julho. Para o Musicarium in Concert, em Blumenau, os ingressos já estão disponíveis. Acesse @musicariumoficial.

Conheça os profissionais convidados para o Festival Internacional de Inverno

Albert Skuratov (Madri, Espanha) – Violonista e maestro, especializado em períodos como o século XX, barroco, clássico e romântico. Albert tem vasta experiência em improvisação, música de câmara, ópera, música sinfônica e projetos teatrais.

Abner da Silva Pinto (Brasil) Iniciou seus estudos musicais aos 10 anos e, aos 14, começou a estudar fagote no NEOJIBA com Cláudia Sales. Participou como fagotista contratado e como solista na Orquestra Sinfônica da Bahia. Estudou na Haute Ecole de Musique de Genebra, participou de masterclasses internacionais, e foi premiado como “fagotista destacado” nos festivais Femusc e Campos do Jordão. Atualmente, é fagotista na Orquestra Estable do Teatro Colón.

Estibaliz Collado (Bruxelas, Bélgica) – Trompetista, solista da Brussels Philharmonic Orchestra, com experiência em colaborações internacionais e participação em festivais de música de câmara.

Jairo Chaves (Brasil) – Radicado em Londrina desde 1995, é vencedor de prêmios nacionais e internacionais, tendo atuado como solista em várias orquestras. Lançou seu primeiro CD em 2001 e, recentemente, gravou a obra “Brasiliana” de Edino Krieger. Atualmente, é Primeiro Violista da Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina e da Orquestra de Câmara Solistas de Londrina.

Paula García (Madri, Espanha) – Violoncelista, formada com honras pelo Conservatório Real de Música de Madri e mestrado pela Escola de Música Reina Sofía. Paula é membro fundador do Trio Albéniz e tem se apresentado nos principais palcos de música clássica.

Lucas Martins Pedro (Brasil) – Flautista solo da Orquestra Sinfônica do Paraná, com mestrado pela Zurich University of the Arts. Lucas possui vasta experiência em festivais e aulas com renomados mestres.

José Milton Vieira (Brasil) – Trombonista solista da OSPA, com prêmios nacionais e internacionais, incluindo o “Città di Porcia” e o “Lewis Van Haney Philharmonic Prize Competition”.

Sobre o Musicarium

É um centro de formação profissional de jovens músicos e orquestras de excelência, único no país, que recebe crianças a jovens a partir de 4 anos de idade. Investe em alunos apaixonados por música e que tenham como objetivo seguir carreira como profissionais, almejando integrar a futura Orquestra Filarmônica do Musicarium (2030) e/ou atuando como professores na Academia de Música, criando, assim, um ciclo virtuoso de formação.

O Musicarium tem como propósito desenvolver jovens talentos, investindo em uma educação humanista e cultura musical de excelência. São mais de 180 alunos bolsistas, a maioria vinda da rede pública de ensino de diversas cidades.

Notícias no celular

Whatsapp

Marcelo Ferreira

Faço parte da equipe de redação digital do OCP News. Sou responsável pelas editorias de Cotidiano e Entretenimento.