Festival Gastronômico reúne boa comida, bebida e muita música em Floripa

Por: Emilly Leal

10/08/2018 - 14:08

Que tal um fim de semana cheio de atrações, boa música, drinques e pratos deliciosos, que custam até R$ 20, e são assinados por renomados chefs de cozinha?!

Pois esta é a proposta da 1ª edição do Festival Gastronômico do Iguatemi, que ocorrerá nos dias 11 e 12 de agosto, a partir do meio-dia, com entrada gratuita no Piso G3 do shopping.

Serão 14 operações que oferecerão um mix variado com comidinhas que reúnem o melhor da gastronomia local para agradar os diferentes paladares.

O público encontrará desde opções da cozinha contemporânea, quitutes de boteco, a carnes, frutos do mar, comida japonesa, pizza, sanduíches e alimentação saudável.

Para sobremesa, chocolates finos e gelatos e, quando o assunto são as bebidinhas, destaque para os vinhos, espumantes, cervejas artesanais e drinks variados.

Para descontração dos visitantes, os embalos ficarão por conta de bandas de jazz e blues. Ainda haverá também um espaço especial para as crianças, com oficinas de pintura.

Unindo diversão e boa gastronomia, o Festival Gastronômico é uma experiência única e desde 2013 é realizado com sucesso nos shoppings da rede Iguatemi em São Paulo, a exemplo do Iguatemi Alphaville, Pátio Higienópolis, Iguatemi Campinas e Ribeirão Preto.

“Será um fim de semana especial, afinal é o domingo de Dia dos Pais. Por isso, estamos preparando um ambiente inesquecível, para que as famílias possam aproveitar a data e confraternizar”, diz Carolina Pajaro, que assumiu em junho a gerência de marketing do Shopping Iguatemi.

 

Quem são as operações participantes:

 Amalfi Ristorante (cozinha contemporânea)

Amalfi Ristorante | Foto Divulgação.

O restaurante Amalfi, na rota gastronômica de Santo Antônio de Lisboa, é especializado em culinária mediterrânea. Conquista os clientes não só pelo paladar, mas também pelo ambiente de frente para o mar e que remete à Costa Amalfitana, na Itália. Os sabores surpreendem com pratos exclusivos de frutos do mar e sobremesas que encantam os olhos e proporcionam uma deliciosa experiência. Os pratos do Amalfi têm assinatura do chef Nivaldo Souza.

Artesano Pizza Bar (pizza)

Artesano Pizza Bar | Foto Divulgação.

A Artesano completou uma década em Florianópolis e trabalha com derivados da comida mais famosa do mundo, como o corneccione, os crostines e os calzones. O local também foi um dos pioneiros em oferecer cervejas artesanais para a cidade e, hoje, possui o próprio rótulo com dois estilos: a Artesano Lagoa da Conceição Pale Ale e a Artesano Itacorubi Viena.

Books & Beers (comida variada)

Books & Beers | Foto Divulgação.

O Books & Beers, na Lagoa da Conceição, é um bar, restaurante e livraria, com uma gastronomia multicultural, pratos autorais e releituras de pratos da culinária mundial. Além disso, a equipe está preparada para oferecer dicas de harmonização entre cervejas e pratos com o objetivo de garantir a melhor experiência possível aos seus clientes.

Darê Chocolatier (chocolateria)

Darê Chocolatier | Foto Divulgação.

Sob o comando de Rejane Esteves, que assina os doces, a Darê Chocolatier produz chocolates finos artesanais belga e bean to bar (da amêndoa a barra) com cacau de origem brasileiro. Está há mais de 20 anos no mercado e a produção é em pequena escala justamente para manter a qualidade do produto.

Fogão Gastronomia (bistrô / carnes)

Fogão Gastronomia | Foto Divulgação.

O bistrô Fogão Gastronomia abriu as portas há dois anos no Rio Tavares (Sul da Ilha) e mescla comida italiana com produtos locais. Sempre trabalhando com produtos orgânicos, os chefs Michael Willian e Mayara Packer levarão para o Festival Gastronômico algumas especialidades da casa, como o sanduíche de siri mole, uma especiaria típica de Laguna.

Rita Maria Lagosteria (frutos do mar)

Rita Maria Lagosteria | Foto Divulgação.

O Rita Maria Lagosteria é um espaço pensado para quem procura a gastronomia do mar aliada a um ambiente com requinte e qualidade, localizado no Centro de Floripa, no coração da cidade. O chef Narbal Corrêa mudou, em 2017, de centro gastronômico para lagosteria e se tornou o único restaurante especializado no fruto do mar na Capital.

Lox Deli (sanduíches)

Lox Deli | Foto Divulgação.

A Lox Deli vem de SP para apresentar algumas das suas especialidades no festival Gastronômico. É um restaurante inspirado na delicatessen americana com bagels, salmão lox, pastrami e massas, produtos frescos e produzidos na casa. Com um cardápio eclético e toque artesanal, a Lox Deli oferecerá opções variadas de sanduíches.

Max Gelateria (gelateria)

Max Gelateria | Foto Divulgação.

A Max Gelateria está há sete anos no mercado e, atualmente, conta com cinco unidades. Busca sempre por produtos de qualidade, tem um criterioso processo de produção e procura ressaltar isso nos sabores e na textura cremosa e leve dos gelatos — característica da marca. Os sabores são separados em três categorias: Clássicos, Zero Lactose e Edizione Limitata. Todos foram assinados pela engenheira de alimentos Maria Carolina Barreiros Joaquim.

Noma Sushi (comida japonesa)

Noma Sushi | Foto Divulgação.

O Noma Sushi Bar oferece uma experiência única que estimula os sentidos dos visitantes. A proposta é um restaurante de comida japonesa, e que destaca um estilo mais contemporâneo industrial, com decoração inspirada na street art. As duas casas — uma no Centro e outra em Jurerê — respiram arte, além da alta gastronomia com pratos e louças de criação exclusiva. O menu é assinado pelo chef Rafael Portes.

Origem Natural (alimentação saudável)

Origem Natural | Foto Divulgação.

Há dois anos o Origem Natural, localizado no bairro Santa Mônica, oferece refeições sem glúten, sem lactose  e veganas, com variados lanches e pratos. E mais: o restaurante focado em alimentação saudável, está à frente do projeto One For One, onde a cada prato vendido, R$ 1 é revertido para iniciativas sociais de Floripa. O espaço tem ainda uma cozinha sustentável utilizando recipientes biodegradáveis que podem ser reutilizados até na compostagem.

Rabodigalo (comida de bar e drinques)

Rabodigalo | Foto Divulgação.

O Rabodigalo traz para Florianópolis a cultura de bar além da cerveja. Especializado em drinks, conquistou o público nos últimos anos com opções de drinks clássicos e criações personalizadas pelo proprietário Felipe Palanowski. A casa, localizada no bairro Santa Mônica, é uma boa pedida para quem curte happy hours na companhia dos amigos.

The Wine Pub (vinho)

The Wine Pub | Foto Divulgação.

The Wine Pub é uma casa de vinhos que propõe aproximar o público que não é muito habituado à bebida, mas sem perder os apreciadores de longa data. Eles oferecem vinhos de diversas regiões do mundo, além de ser possível experimentar os vários vinhos da casa, escolhidos pelo sommelier e um dos sócios, Eduardo Araújo.

Vero Pães Artesanais (empório / sanduíches)

Vero Pães Artesanais | Foto Divulgação.

Em Florianópolis a Vero Pães acaba de completar um ano, em local estratégico na Ilha, no bairro Campeche. Com pães artesanais feitos com fermentação natural produz sanduíches de variados sabores, com destaque para as opções de ostra e bottarga curada (ova de tainha). O espaço ainda atua com serviço de empório oferecendo conservas e geleias. Os clientes podem tanto experimentar os pratos no local quanto levar os produtos para casa.

Bar do Festival Gastronômico (bebidas)

Foto Divulgação.

Local para comercialização de bebidas diversas dentro do Festival Gastronômico

Serviço

Festival Gastronômico Iguatemi Florianópolis

Quando: Dias 11 e 12 de agosto
Horário: das 12h às 21h
Local:  Iguatemi Florianópolis – acesso pelo Piso G3
Entrada gratuita

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?