Festival Gastronômico de Pomerode já tem data para acontecer. Veja o que vai ter no cardápio!

Por: Elissandro Sutil

16/06/2017 - 11:06 - Atualizada em: 20/06/2017 - 17:17

Ahhh, a saborosa culinária alemã… se você é daqueles apaixonados pelos pratos típicos da região, assim como a gente por aqui, já pode ir anotando na agenda, porque de 5 a 16 de julho acontece o Festival Gastronômico de Pomerode, chegando à sua 13ª edição.

Durante o mês de julho, o Parque Municipal de Eventos se transforma para receber o evento. Neste ano, 11 restaurantes estarão apresentando deliciosos pratos, com o tema “Sabores da Colonização Alemã“.

Quem passar pela Vila Gastronômica poderá explorar cardápios diferenciados, carta de vinhos e, ainda, cervejas regionais que harmonizam com cada receita. Além disso, o público poderá conferir shows musicais, exposições e venda de artesanato, pães, cucas, chocolates finos e biscoitos.

Prévia do cardápio

Nesta edição, no menu de cada restaurante estará presente uma receita como era preparada pelos imigrantes, no início da colonização. Estes pratos foram resgatados de antigos cadernos de receitas e de tradições familiares da cidade mais alemã do país.

Entre os pratos especiais trazidos pelos imigrantes, está o “Carábrot” um saboroso pão feito com cará de receita centenária.

Outras receitas típicas também serão oferecidas, como o Sahnehering (um filé de sardinha com creme de nata, maionese, cebola e maçã), o Krauttaschen (trouxinha de repolho com carne moída) e o Schwarzsauer (a famosa sopa de sangue, com miúdos de marreco e/ou galinha).

25469093195_21e3d24104_b

Olha aí o Sahnehering, não deu água na boca?

Ainda estarão presentes as bolachas artesanais assadas na hora em forno a lenha e as cucas nos sabores mais tradicionais e em versões com ingredientes premium, como o Chocolate Nugali e a Linguiça Olho. Além destes pratos repletos de tradição, o visitante poderá encontrar outras opções preparadas pelos chefs, incluindo sugestões mais leves, como sopas e saladas e pratos sem glúten e sem lactose.

Bebidas: uma ampla carta de vinhos, de chopes artesanais e um dos maiores sucessos do Festival Gastronômico de Pomerode do ano passado: o Glühwein, uma bebida quente feita com vinho, canela, anis e especiarias, que é muito tradicional no Inverno alemão.

gluhwein-625x336

Quem aí já experimentou?

Será comercializado em uma casinha de madeira típica, igual às encontradas nas feiras de Inverno da Alemanha. Glühwein significa “vinho aceso”, pois na Idade Média era aquecido pela imersão de ferros em brasa.

Veja os restaurantes que já confirmaram presença no Festival Gastronômico 2017:

– Curupira Haus
– Curry Wurst
– Funiculi
– Mundo Antigo
– Opa
– Sabor do Sul
– Schornstein
– Siedlertal
– Torten
– Wox
– Wunderwald

Junto à deliciosa gastronomia, o Festival traz ainda apresentações de shows musicais, exposições de arte, feira de artesanato, apresentações folclóricas e muito mais.

Horários:
Segunda a quarta: 18h às 23h
Quinta a Sábado: 18h às 24h
Domingo: 11h às 16h