Festival de Cinema de Jaraguá do Sul já começou, veja a programação!

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Por: Elissandro Sutil

15/05/2018 - 06:05

As portas de Jaraguá do Sul se abriram nesta segunda-feira (14), para a produção audiovisual. O  1º Festival de Cinema da cidade é uma aposta ousada e tem tudo para transformar a cena cultural de toda a região.

Foram cerca de 260 filmes inscritos e 79 selecionados para as exibições, que acontecem na quinta, 17, e na sexta-feira, 18, no pequeno teatro da Scar. Todas elas, assim como as oficinas e workshops que estão sendo promovidas no festival, são gratuitas e formam uma programação que se encerra apenas no sábado, 19.

“É um trabalho feito em conjunto. As pessoas abraçaram esse projeto e acreditaram nele. Tem muita gente começando a produzir na área audiovisual e que precisa ser incentivada”, enfatiza a produtora cultural, Mariana Pires.

A primeira oficina do festival, realizada nesta segunda-feira, 14, contava com um talento jaraguaense. Guilherme Fernandes, ator que já participou de duas novelas globais, é produtor cultural, roteirista e diretor de trabalhos teatrais e audiovisuais, foi o responsável pelo workshop “Introdução ao Cinema Independente”, com direito a uma prática de exercícios individuais ao fim do curso.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

O público era variado em idades, profissões e objetivos. A empresária Juliana Hausen, por exemplo, é proprietária de uma marca de chás no município e se inscreveu no workshop para aprender algumas técnicas sobre a produção audiovisual.

“O vídeo é um recurso importante na divulgação do nosso trabalho”, aponta.

Até sábado, a comissão organizadora espera receber pelo menos 4 mil pessoas na Scar, onde estão concentradas as atividades do festival. Conforme o idealizador do projeto, Isaac Huna, pessoas de cidades catarinenses e até mesmo de outros estados estão entrando em contato para conhecer a proposta e prestigiar.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

“Para a próxima edição, já pensamos em transmitir as oficinas pela internet, com o intuito de facilitar para quem não mora aqui e quer assistir”, avalia.

Ele ainda completa que o projeto está sendo bem recebido no país inteiro, e que só tende a crescer com o passar dos anos.

Vagas e ingressos

Ainda há vagas para os workshops. As inscrições podem ser feitas pelo site do festival. Para assistir às produções que serão exibidas, basta retirar o ingresso gratuito na bilheteria da Scar com um dia de antecedência.

Foto: Eduardo Montecino/OCP News

Caso você more em outra cidade, é possível reservar o ticket entrando em contato pelo telefone (47) 99190-7661 ou pelo e-mail fest.cinemajaraguadsul@gmail.com. A organização ressalta que cada pessoa pode retirar mais de um ingresso e para mais de uma sessão.

Programação dos workshops

Terça-feira, dia 15
Tema da oficina: A música e trilha nos filmes
Horário: das 9h às 12h, e das 14h às 17h
Ministrante: Bruni Schwartz

Quarta-feira, 16
Tema da oficina: Introdução ao Cinema Independente
Horário: das 9h às 13h, e das 14h ás 18h
Ministrante: Guilherme Fernandes